China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos

Publicado em 03/12/2024 07:45 e atualizado em 03/12/2024 08:29

CANBERRA/SYDNEY, 3 de dezembro (Reuters) - A China suspendeu as restrições comerciais em duas unidades de processamento de carne australianas, permitindo a retomada total das exportações de carne vermelha para o país, informou o governo australiano na terça-feira.

Pequim já removeu as restrições de todos os 10 frigoríficos australianos que foram proibidos entre 2020 e 2022.

As proibições foram impostas na mesma época em que a China bloqueou as importações de commodities, incluindo carvão, cevada e vinho da Austrália, depois que Canberra pediu uma investigação independente sobre a origem da COVID-19.

Quase todas essas restrições foram removidas desde que um novo governo assumiu o poder em Canberra em 2022, com o comércio de lagosta, o último produto proibido, previsto para ser retomado até o final do ano.

"Esta é uma ótima notícia para exportadores, produtores e agricultores australianos", disse o primeiro-ministro Anthony Albanese em um comunicado.

"Desde que fomos eleitos, trabalhamos incansavelmente para retomar o comércio e é exatamente isso que estamos vendo. É uma vitória para o comércio e uma vitória para os empregos australianos."

Dados comerciais australianos mostram que a China é o segundo maior mercado para carne bovina e de vitelo australiana, depois dos Estados Unidos, recebendo cerca de 200.000 toneladas métricas por ano, no valor de cerca de US$ 1,5 bilhão nos últimos anos.

A Austrália ainda conseguiu enviar carne bovina para a China quando os matadouros foram proibidos porque outros processadores não estavam sujeitos a restrições.

As exportações de carne bovina australiana aumentaram este ano, à medida que o país preenche a lacuna deixada pela baixa produção dos EUA, embora a maior parte do aumento tenha ocorrido em remessas para os Estados Unidos e o Japão.


Reportagem de Lewis Jackson e Peter Hobson; Edição de Jacqueline Wong e Lincoln Feast.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tyson Foods fechará frigorífico de carne bovina no Kansas, cortando mais de 800 empregos
China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos
Auditores Fiscais Federais Agropecuários garantem a qualidade da carne brasileira
Mapa recebe pedido de desculpas do Diretor-Presidente do Grupo Carrefour
Frigoríficos suspendem fornecimento de carne ao Carrefour Brasil
Nota Oficial: Nelore/MS cobra reparação do Carrefour Brasil e França
undefined