Cade aprova compra de ativos da Marfrig pela Minerva

Publicado em 25/09/2024 16:25

(Reuters) -O tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira a compra, pela Minerva, de estabelecimentos industriais e comerciais da Marfrig no Brasil, segundo comunicados divulgados pelas empresas.

Segundo a Minerva, a planta de Pirenópolis (GO), à qual o Cade aplicou remédios para aprovar a operação, está fechada desde 2010, e não há planos para reabertura. O Cade determinou que a unidade deverá ser alienada.

Ainda assim, o acordo deve fortalecer a Minerva na América do Sul, onde a empresa já é a maior exportadora de carne bovina. A Marfrig, por outro lado, mantém os complexos industriais da região com maiores escala e margens de lucro.

Anunciado em agosto do ano passado, o negócio entre as companhias envolveu 7,5 bilhões de reais, incluindo propostas por unidades de abate de bovinos e ovinos da Marfrig na Argentina, Chile e Uruguai.

Sobre o acordo relativo a ativos no Brasil, na Argentina e Chile, a Minerva disse que após o trânsito em julgado da decisão do Cade seguirá trabalhando com a Marfrig para "concluir a verificação das demais condições precedentes previstas" no contrato.

"Sendo confirmada a consumação das condições precedentes previstas no contrato, a companhia espera que o fechamento da Operação - América do Sul ocorra até o final do mês de outubro de 2024", disse o fato relevante.

Com relação às operações no Uruguai, a Minerva ainda aguarda uma decisão definitiva após apelar de uma sentença do órgão regulador local.

Em nota, o Cade afirmou que a aplicação de remédios unilaterais é a alternativa mais adequada e proporcional para garantir a preservação de um ambiente competitivo equilibrado, sendo suficiente para mitigar os riscos associados à concentração de mercado.

O Cade afirmou ainda que a Marfrig poderá aumentar sua capacidade de abate e desossa na fábrica de Várzea Grande, em Mato Grosso.

(Por Letícia Fucuchima e Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tilápia/Cepea: Oferta elevada e fraca demanda mantêm preços em queda
Abiec emite nota oficial sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos, frangos e suínos cresce no 3º trimestre
Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE
Tyson Foods fechará frigorífico de carne bovina no Kansas, cortando mais de 800 empregos
China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos
undefined