Ação da BRF dispara com perspectiva de injeção de até R$4,5 bi

Publicado em 31/05/2023 10:37 e atualizado em 31/05/2023 12:29

SÃO PAULO (Reuters) - As ações da BRF <BRFS3.SA> dispararam mais de 15% nesta quarta-feira, após a saudita Salic e a Marfrig se comprometeram com investimento de até 4,5 bilhões de reais na companhia, por meio de um eventual aumento de capital via emissão de ações a até 9 reais por papel.

Por volta de 12:05, os papéis da BRF saltavam 8,67%, a 7,9 reais, tendo chegado a 8,41 reais na máxima (+15,68%), melhor desempenho do Ibovespa, que recuava 0,4%. No mesmo horário, as ações da Marfrig avançavam 4,48%, a 6,53 reais.

Analistas do Bradesco BBI afirmaram que a primeira leitura sobre o aumento de capital é positiva para a BRF, uma vez que reduziria a métrica dívida líquida/Ebitda para 2,4 vezes, de 3,3 vezes (dado do primeiro trimestre). Isso reduziria "as preocupações dos investidores sobre sua alta alavancagem financeira que levou a um desconto de avaliação significativo."

Leandro Fontanesi e Victor Romano também destacaram no relatório enviado a clientes o fato de o fundo de investimentos da Arábia Saudita (Salic) ter anunciado um compromisso relevante relacionado à oferta, podendo terminar com 15% a 16% de participação na BRF se subscrever integralmente seu compromisso.

"A Arábia Saudita tem sido o maior importador de frango da BRF nos últimos anos (cerca de 7% das vendas totais da BRF), e, portanto, esse investimento pode reduzir as preocupações dos investidores de que casos recentes de gripe aviária - até agora apenas em aves selvagens - no Brasil possam em algum momento resultar em restrições à exportação", acrescentaram.

Com relação à Marfrig, que já controla 33% da BRF e se comprometeu em aportar até 50% do volume de ações, os analistas do Bradesco BBI estimam que a sua participação na BRF poderia chegar a 38% a 39% se ela subscrever seu compromisso total de 250 milhões de ações. Eles ressaltaram, contudo, que os acionistas têm que aprovar a retirada de “poison pill” do estatuto social.

A Marfrig ainda informou em comunicado separado nesta quarta-feira que seu conselho de administração aprovou preliminarmente um aumento de capital futuro de pelo menos 1,5 bilhão de reais ao preço de 6,25 reais por ação, a fim de melhorar sua estrutura de capital.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tilápia/Cepea: Oferta elevada e fraca demanda mantêm preços em queda
Abiec emite nota oficial sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos, frangos e suínos cresce no 3º trimestre
Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE
Tyson Foods fechará frigorífico de carne bovina no Kansas, cortando mais de 800 empregos
China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos
undefined