Ganhos da Tyson Foods perdem estimativas com vendas de carne suína e bovina enfraquecidas

Publicado em 15/11/2022 09:13

Por Tom Polansek e Ananya Mariam Rajesh

(Reuters) - As ações da Tyson Foods caíram 2% nesta segunda-feira, depois que o processador de carne dos Estados Unidos disse que a queda na demanda por carne suína e bovina premium contribuiu para lucros trimestrais abaixo do esperado.

Empresas de alimentos como a Tyson estão lutando contra o aumento dos custos de itens que vão de gado a mão de obra. Eles também estão avaliando quanta demanda pode cair à medida que aumentam os preços para os consumidores.

A fabricante dos cachorros-quentes Ball Park projetou vendas para o ano de 2023 entre US$ 55 bilhões e US$ 57 bilhões, em comparação com a expectativa dos analistas de US$ 53,6 bilhões, segundo dados do IBES da Refinitiv. Sua perspectiva de receita foi "surpreendentemente forte", disseram analistas do JP Morgan em nota.

Os consumidores estão dispostos a pagar por comida para comer em casa, disse o presidente-executivo da Tyson, Donnie King, a repórteres.

Mas os analistas levantaram preocupações de que os preços mais altos levarão cada vez mais os consumidores a comprar carne mais barata, prejudicando os lucros dos processadores. A demanda por cortes premium de carne bovina caiu no trimestre encerrado em 1º de outubro em comparação com os fortes resultados do ano anterior, disse Tyson.

A receita operacional trimestral do negócio de carne bovina da Tyson, seu maior segmento, caiu 67% em relação ao ano anterior, para US$ 375 milhões, enquanto seus preços médios caíram 8,2%. A Tyson pagou mais pelo gado, disse a empresa, já que uma seca no oeste dos Estados Unidos levou os pecuaristas a reduzir seus rebanhos.

"As margens da carne bovina estão se corrigindo rapidamente em meio a um rebanho de gado em declínio", disseram analistas do Goldman Sachs.

Na carne suína, a Tyson registrou um prejuízo operacional de US$ 55 milhões, em comparação com uma receita de US$ 78 milhões no ano passado, com a queda dos volumes de vendas e dos preços. Enquanto isso, os negócios de frango da empresa tiveram lucro trimestral, com o volume de vendas aumentando 1,1% e os preços subindo em média 18,2%.

No próximo ano, "os preços do frango provavelmente cairão bastante e os consumidores continuarão a negociar em baixa", disse o JP Morgan.

A Tyson informou que as vendas trimestrais subiram cerca de 7%, para US$ 13,74 bilhões, superando as estimativas dos analistas de US$ 13,50 bilhões. A empresa registrou margem operacional de 5,6%, ante 14,9% no ano passado. Excluindo itens, o lucro foi de US$ 1,63 por ação, abaixo das estimativas de US$ 1,73.

(Reportagem de Ananya Mariam Rajesh em Bengaluru e Tom Polansek em Chicago; Edição de Shinjini Ganguli, Jonathan Oatis e Lisa Shumaker)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carnes do Mercosul: Abiec lamenta posicionamento de CEO do Carrefour
Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul
Trimestrais da pecuária: cresce o abate de bovinos, suínos e frangos
Abiec destaca avanços do Brasil em sustentabilidade na pecuária, em conferência mundial
Assinatura eletrônica para certificados sanitários para produtos de origem animal alcança 50 mil solicitações
Aproximação de pecuaristas e açougues pode gerar novas oportunidades de negócios e renda
undefined