Boi, suíno e frango vivos: desempenho em relação à curva sazonal de preços

Publicado em 08/04/2021 08:50

A curva sazonal de preços do boi, suíno e frango vivos (na verdade, puro reflexo dos períodos de safra e entressafra da carne) mostra que entre janeiro e maio os valores recebidos pelos produtores são decrescentes, só começando a reverter-se a partir de junho.

Em 2021, porém, o comportamento vem sendo diferente, pois no primeiro trimestre os preços registrados foram ascendentes e só agora, nos primeiros dias de abril, dão leves sinais de inflexão.

Mas não só isso. Pela curva sazonal, o exercício é aberto com preços cerca de 6% superiores à média do ano anterior, mas que normalmente decrescem nos meses seguintes, chegando a abril com um valor próximo, mas inferior, à média do ano anterior.

Pois neste ano o período foi aberto com preços quase 18% superiores à média de 2020, índice que subiu para 22% em março – uma diferença de 19,5 pontos percentuais frente ao apontado pela curva sazonal.

O único senão dessa história é que (como mostra o gráfico abaixo à direita), desde março apenas boi e frango vêm contribuindo para a ascensão da curva, visto que o suíno fechou o terceiro mês do ano com grande declínio de preços e, embora agora registrando recuperação, permanece com preços ainda inferiores à média do mês passado.

O melhor desempenho continua com o boi, cuja média de preço nestes primeiros dias de abril se encontra quase 40% acima da média registrada nos 12 meses de 2020. O frango vem na sequência, com um ganho próximo de 28%, enquanto o suíno enfrenta involução, seu preço médio, em abril, correspondendo a valor 8,8% inferior à média de 2020.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tilápia/Cepea: Oferta elevada e fraca demanda mantêm preços em queda
Abiec emite nota oficial sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos, frangos e suínos cresce no 3º trimestre
Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE
Tyson Foods fechará frigorífico de carne bovina no Kansas, cortando mais de 800 empregos
China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos
undefined