EPAMIG apresenta tecnologias e promove degustações comentadas durante a Inova Minas

Publicado em 11/09/2017 15:06
Mostra de Ciência, Inovação e Tecnologia começa na próxima sexta-feira na Praça da Liberdade

Entre os dias 15 e 17 de setembro, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, será sede da Mostra Inova Minas. O objetivo do evento, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), é divulgar para a sociedade projetos de pesquisa que contribuem para solucionar problemas do cotidiano.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG- participará da programação com degustações comentadas de azeites, vinhos e queijos. Além disso, o ônibus Ciência Móvel vai estar posicionado na Alameda da Educação com degustação de café e divulgação de tecnologias.

No Museu das Minas e do Metal, os pesquisadores da EPAMIG ILCT Junio de Paula e Renata Golin Bueno apresentarão tecnologias para a produção de lácteos mais saudáveis e sustentáveis. Os dois tiveram projetos selecionados para a Mostra de Pitchs (vídeos amadores de curta duração) que acontece durante a Inova Minas.

Renata coordena um projeto que propõe a redução do sódio no queijo prato para deixá-lo mais saudável. "Usamos três substitutos para o sódio e salgamos os queijos em salmoura, com a substituição parcial de 40% do cloreto de sódio”, explica. Já o projeto conduzido por Junio, propõe um refrigerante lácteo sustentável produzido a partir de tipos de soros desproteinados, que normalmente são descartados.

Tecnologias à mesa

No prédio Rainha da Sucata, Hub Minas Digital, serão realizadas as degustações comentadas. No dia 15 (sexta-feira), o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira, conduzirá, às 11h e 15h, oficinas de degustação de azeite.

No sábado (16), o tema será vinho. A enóloga Isabela Peregrino apresentará as tecnologias desenvolvidas pela  EPAMIG que estão possibilitando a produção de vinhos finos no Sudeste Brasileiro. As degustações também serão realizadas em dois horários, às 11h e às 15h. Os pesquisadores da EPAMIG ILCT Adauto Lemos e Fernando Magalhães conduzirão as oficinas de degustação de queijos que acontecem no domingo (17), também às 11h e às 15h.

As oficinas de degustação são gratuitas e as inscrições devem ser feitas na data e local do evento. As vagas são limitadas a 20 participantes por turma.

Fonte: Epamig

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços