MT e BA têm clima favorável para a produção de algodão

Publicado em 05/05/2010 08:16
As lavouras de algodão de primeira safra do Mato Grosso, plantadas entre outubro e novembro, já estão com o seu ciclo de chuva fechado. É o que diz o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia.

Segundo Santos, mesmo com o estado passando por um longo período de estiagem, as condições meteorológicas estão favoráveis ao desenvolvimento das plantações.

Já as lavouras de algodão safrinha, plantadas entre janeiro e fevereiro ainda necessitam de chuvas para fecharem seu ciclo. Há mais de 35 dias não ocorre precipitação acima dos 10 mm, as plantações sofrem com a estiagem e já há reduções de 12 a 15% nos potenciais produtivos das plantas.

Ainda de acordo com o agrometeorologista não há previsões de ocorrência de chuvas nos próximos 15 dias. Caso isso ocorra chuvas até o próximo dia 30/05,as perdas na lavoura poderão chegar aos 34%. E como esse tipo de lavoura representa 35% da produção de algodão de MT, o prejuízo poderá ser grande aos estoques de algodão, nessa safra.

Bahia

Na Bahia o tempo seco e com temperaturas na casa dos 30°C durante os últimos 7 dias manteve as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, em fase de frutificação. E segundo levantamento as estimativas de produtividade continuam muito boas, com valores entre 310 e 330 arrobas/ha, em média, existindo casos de produtividades superiores a 380 arrobas/ha.

A previsão não indica chuva volumosa para as principais áreas produtoras do estado, nos próximos dias, as condições se manterão favoráveis à cultura.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão/Cepea: Cultivo da nova safra avança; queda externa pressiona cotações domésticas
Algodão cai em NY com aumento da produção e das perspectivas de estoques pelo USDA
Algodão/Perspectiva Cepea: 2025 aponta novos desafios à cadeia produtiva
Algodão/Retrospectiva Cepea: Brasil se torna o maior exportador mundial em 2024
Revisão de área plantada na Bahia puxa safra de algodão para cima, afirma StoneX
Após 2024 mais positivo do que o esperado, algodão tende a ter um bom 2025
undefined