Emater/RS-Ascar avalia 2024 e projeta avanços para 2025
Ao avaliar as ações de 2024, o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, destacou o impacto das iniciativas realizadas para o atendimento às mais de 206 mil famílias rurais assessoradas. Entre os avanços estão a contratação de 139 novos extensionistas, que reforçaram as equipes, e a entrega de 70 novos veículos para os escritórios municipais, fruto do trabalho dos extensionistas, melhorando a mobilidade e segurança no atendimento. “Essas conquistas fortalecem a Extensão Rural Gaúcha e ampliam nosso alcance junto aos agricultores”, afirmou Schwerz.
O ano também foi marcado por avanços tecnológicos, como o investimento de quase R$ 1 milhão em sistemas informatizados, incluindo o Feaper Web, que agiliza o acesso ao Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais. “Com sistemas mais eficientes, reduzimos retrabalho e aumentamos a assertividade, permitindo mais tempo para atender às famílias do campo”, explicou o presidente.
No entanto, 2024 também trouxe grandes desafios, como a calamidade ocorrida em maio que impactou milhares de famílias e propriedades no Rio Grande do Sul. Schwerz ressaltou a atuação solidária dos extensionistas, que não apenas apoiaram os agricultores, mas também tiveram suas casas invadidas pelas águas e enfrentaram perdas pessoais. “Foi um momento de união, com esforços para direcionar políticas públicas, elaborar laudos técnicos e distribuir donativos vindos de todo o Brasil”, lembrou.
Planos para 2025
A recuperação do Estado será uma das prioridades para 2025, com a execução do Programa de Recuperação, desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). “Nosso trabalho será levar soluções e oportunidades para os agricultores afetados, ajudando-os a produzir com eficiência e melhorar sua qualidade de vida”, destacou Schwerz.
A Instituição também implementará um programa de capacitação continuada para gestores e extensionistas, fortalecendo a equipe em um momento estratégico: a celebração dos 70 anos de Extensão Rural no RS. “Comemoraremos esse marco com ações que garantam a sustentabilidade da nossa Entidade para os próximos anos”, disse o presidente.
Entre as novidades, o Emater Digital será lançado para oferecer capacitações híbridas e ampliar a interação entre os Centros de Treinamento e os agricultores. Segundo Schwerz, “essa inovação aumentará a qualidade das entregas e permitirá acompanhar melhor os desafios do campo”.
Reconhecimento e sustentabilidade
Outra conquista foi a renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), garantindo mais segurança institucional. O Programa de Desligamento Incentivado (PDI), iniciado em 2024, que oportunizou, numa primeira etapa, o desligamento gradual de 79 extensionistas. “Para cada saída haverá reposição, a partir do processo seletivo externo, que em novembro teve renovado por mais um ano seu período de vigência”.
Schwerz reforçou a importância do apoio do Governo Estadual, que representa 80% do orçamento da Emater/RS. “Estamos avançando bem nas discussões para garantir o aporte necessário e iniciar o ano com renovação contratual e recursos previstos para o Programa de Recuperação do Estado”, afirmou.
Encerrando o balanço, Luciano Schwerz projetou um 2025 de grandes avanços. “Com inovação, tecnologia e trabalho conjunto, vamos fortalecer a agricultura gaúcha e transformar o meio rural. Que 2025 seja um ano especial para todos”, concluiu.