Ucrânia envia ajuda alimentar para a Síria, diz Zelenskiy
KIEV, 27 de dezembro (Reuters) - A Ucrânia, produtora e exportadora global de grãos e sementes oleaginosas, enviou seu primeiro lote de ajuda alimentar para a Síria, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy na sexta-feira.
Zelenskiy disse que 500 toneladas métricas de farinha de trigo já estavam a caminho da Síria como parte da iniciativa humanitária "Grãos da Ucrânia" da Ucrânia, em cooperação com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.
"A farinha de trigo está planejada para ser distribuída para 33.250 famílias ou 167.000 pessoas nas próximas semanas", disse Zelenskiy no X, acrescentando: "Cada pacote pesa 15 quilos e pode alimentar uma família de cinco pessoas por um mês."
Após a queda de Bashar al-Assad, um aliado próximo da Rússia, a Ucrânia disse que quer restaurar as relações com a Síria.
Kiev tradicionalmente exporta trigo e milho para países do Oriente Médio, mas não para a Síria.
Durante a era de Assad, a Síria importava alimentos da Rússia. Mas os suprimentos de trigo russo para a Síria foram suspensos por causa da incerteza, disseram fontes russas e sírias no início deste mês.
As exportações da Ucrânia foram interrompidas pela invasão da Rússia em fevereiro de 2022, que reduziu severamente as remessas via Mar Negro. Desde então, a Ucrânia quebrou um bloqueio marítimo de fato e reativou as exportações de seu porto ao sul de Odesa.
Reportagem de Olena Harmash; Edição de Alexander Smith