Diminuição de abelhas e outros polinizadores ameaça agricultura, alerta ONU

Publicado em 26/02/2016 08:27

Os polinizadores, abelhas e outros insetos estão diminuindo, com algumas espécies em risco de extinção, o que ameaça parte da produção agrícola mundial, advertiram nesta sexta-feira (26) especialistas que avaliam para a ONU o retrocesso da biodiversidade.

A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES, em inglês) chegou a esta inquietante conclusão em seu primeiro relatório, divulgado na segunda-feira em Kuala Lumpur, na Malásia, e em um documento para frear uma espiral prejudicial para a alimentação das populações.

"Um número crescente de polinizadores está ameaçado de extinção, em nível mundial, devido a vários fatores, muitos deles causados pelo homem, o que coloca em risco os meios de existência de milhares de pessoas e centenas de bilhões de dólares de produção agrícola", estima este grupo de especialistas em um comunicado.

Segundo o IPBES, de 5% a 8% da produção agrícola mundial, ou seja, entre 235 e 577 bilhões de dólares, são diretamente dependentes da ação dos polinizadores nas colheitas (cereais, frutas, etc).

"Sem os polinizadores, muitos de nós não poderíamos consumir café, chocolate ou maçãs, entre outros alimentos de nossa vida diária", comentou Simon Potts, vice-presidente do IPBES e professor da Universidade de Reading (Reino Unido).

Leia a notícia na íntegra no site Cenário MT.

Fonte: Cenário MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Verão quente da Argentina começa a prejudicar colheitas, diz bolsa de cereais de Buenos Aires
Importação de óleo de palma pela Índia atinge mínima de 9 meses em dezembro, dizem comerciantes
Índice mundial de preços de alimentos cai em dezembro, pressionado pelo açúcar
Wall Street fecha em baixa no primeiro pregão de 2025; Tesla pesa
Copercampos supera meta orçamentária de 2024 com faturamento de mais de R$ 4,2 bilhões
Abertura de mercado no Vietnã para peles salgadas de bovinos
undefined