Tabaco: Com umidade, produtores devem atentar para a colheita segura

Publicado em 18/11/2015 08:04

A colheita da safra 2015/16 começou com excesso de chuvas nas lavouras e as previsões pluviométricas apontam que o período de instabilidade deverá se estender pelas próximas semanas. Como os casos de Doença da Folha Verde do Tabaco ocorrem quando há contato de folhas úmidas com a pele dos agricultores, os cuidados devem ser aumentados. Se não for possível programar o trabalho na lavoura para dias secos, é imprescindível intensificar o uso da vestimenta de colheita para o manuseio do tabaco, bem como chapéu e calçados fechados, preferencialmente botas.

Ao usar a vestimenta, o produtor evita o contato direto com o tabaco úmido, prevenindo a exposição à nicotina e a uma possível intoxicação. Dependendo da quantidade de nicotina absorvida, o trabalhador pode sentir náuseas, dores abdominais e tonturas e ter vômitos, bem como flutuações na pressão arterial e na frequência cardíaca. Em caso de aparecimento dos sintomas, o produtor deve interromper a atividade, manter-se hidratado, tomar banho e trocar de roupas. Se o mal-estar permanecer, a orientação é buscar atendimento médico.

A vestimenta de colheita é impermeável, porém leve, e foi desenvolvida em pesquisa que envolveu especialistas em segurança no trabalho e produtores de tabaco. Segundo o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, os investimentos foram feitos tendo como prioridade preservar a saúde dos produtores integrados. "Estudos especializados comprovaram a eficácia da proteção, com redução em 98% da exposição dérmica, tornando a alternativa altamente eficiente no controle do problema", explica Schünke. 

Orientações:

- Evitar a colheita de folhas de tabaco molhadas por orvalho ou chuva.
- Usar a vestimenta de colheita sempre que houver a necessidade de manusear tabaco verde úmido, para evitar o contato da pele com as folhas.
- Além da colheita, também é importante usar a vestimenta em outras etapas como o desponte, recolhimento do tabaco da lavoura e carregamento das estufas e galpões de cura.

Vestimenta de colheita previne a Doença da Folha Verde do Tabaco

Uso da vestimenta de colheita é fundamental na lavoura com umidade

Fonte: Sinditabaco

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com 3.064 animais e R$ 22,8 milhões em negócios, 61ª Expo Rio Preto SICREDI encerra com números expressivos
"Maioria substancial" do Fed apoiou corte de 0,50 p.p. em setembro, mostra ata
Institutos de pesquisa da APTA abrem as portas na Semana da Ciência
Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso recebe ex-presidente da Espanha em encontro com empresários
Ibraoliva: Questões da olivicultura passarão a ser debatidas em nível nacional
As certificações florestal e agrícola podem ser o primeiro passo para o cumprimento dos requisitos da EUDR