Setor de pesca e aquicultura precisa de ordenamento para o crescimento de sua produção, aponta CNA

Publicado em 16/11/2015 16:17
A conclusão é da Comissão Nacional de Pesca e Aquicultura da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A demanda será apresenta à ministra Kátia Abreu, em audiência no MAPA, este mês

Brasília (16/11/2015) – Para um manejo adequado dos recursos pesqueiros é necessária à compreensão dos fatores que controlam as etapas da cadeia produtiva - produção, transformação e comercialização-, associados à necessidade de o Estado construir um mecanismo eficiente de acesso e fiscalização dos recursos naturais. Todas essas características se resumem numa única palavra: ordenamento do setor.

De acordo com a assessora técnica da Comissão Nacional de Pesca e Aquicultura da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lilian Figueiredo, todas as atividades do setor pesqueiro giram em torno do ordenamento da cadeia, que infelizmente está faltando. “Se a atividade tivesse um ordenamento correto, todo o serviço e produção fluiriam melhor e com mais competência”, observou.

Durante a reunião da Comissão na semana passada, em Brasília, membros das federações de agricultura e pecuária do país junto com representantes do setor produtivo traçaram metas e objetivos e discutiram a avaliação da cadeia elaborada pela CNA que será apresentada para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Kátia Abreu, nas próximas semanas. “O intuito desse encontro com a ministra é mostrar o que o setor tem de bom, o que pode melhorar e o que está ruim”, comentou Lilian.

Na avalição, também serão abordados os temas: política de crédito; promoção do consumo de pescado brasileiro; assistência técnica e extensão pesqueira; pesquisa e inovação tecnológica; estatística pesqueira; Programa Nacional de Rastreamento por Satélite (PREPS); certificação de captura do pescado; subvenção econômica ao preço do óleo diesel; infraestrutura para a pesca; participação social; contexto internacional na pesca; e questão ambiental decorrente da explotação e produção de petróleo e gás no mar.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"Maioria substancial" do Fed apoiou corte de 0,50 p.p. em setembro, mostra ata
Institutos de pesquisa da APTA abrem as portas na Semana da Ciência
Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso recebe ex-presidente da Espanha em encontro com empresários
Ibraoliva: Questões da olivicultura passarão a ser debatidas em nível nacional
As certificações florestal e agrícola podem ser o primeiro passo para o cumprimento dos requisitos da EUDR
CNA diz que é preciso superar desafios de financiamentos para mitigar emissões da agricultura