Brasil aumenta produção de diesel em agosto e reduz importações

Publicado em 28/09/2015 15:11

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil aumentou a produção de diesel em agosto deste ano, enquanto reduziu as importações do produto em meio a uma alta do dólar e ao desaquecimento da economia.

A produção de diesel do país, controlada pela Petrobras, subiu 2,8 por cento no mês passado ante o mesmo mês de 2014 e avançou 1,1 por cento em relação a julho deste ano, segundo dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Enquanto isso, as compras externas de diesel caíram 95 por cento em agosto ante o mesmo mês do ano passado e recuaram 97 por cento ante julho deste ano.

Segundo especialistas ouvidos pela Reuters, o desempenho fraco da economia brasileira está derrubando as vendas de diesel no país, que devem registrar a primeira queda anual em 2015 desde 2009, segundo cálculos do Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom).

Apesar de ter registrado a terceira alta nas vendas em relação ao mês anterior em agosto, o Sindicom acredita que o diesel deverá acumular um recuo de cerca de 3 por cento em 2015.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, as vendas de diesel caíram 3,3 por cento ante o mesmo período do ano passado. Em agosto, as vendas do produto caíram 6,3 por cento ante o mesmo mês do ano anterior.

PROCESSAMENTO DE PETRÓLEO

As refinarias brasileiras processaram 6 por cento menos petróleo em agosto ante o mesmo mês de 2014, segundo dados publicados pela ANP.

Na comparação com o mês anterior, o refino de petróleo caiu 2,4 por cento. Já no acumulado dos primeiros oito meses do ano, a atividade de refino da commodity recuou 4,7 por cento.

Enquanto a produção do diesel cresceu, a produção de gasolina pura, antes da adição da etanol anidro, caiu 22 por cento em agosto ante o mesmo mês de 2014.

VENDAS DE COMBUSTÍVEIS

As vendas de combustíveis no Brasil em agosto caíram 4 por cento ante o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano até o oitavo mês, as vendas registraram recuo de 0,3 por cento.

As vendas são fortemente sustentadas pelo desempenho do etanol hidratado, que registrou aumento das vendas de 48,2 por cento em agosto ante o mesmo mês de 2014 e acumula avanço de 41,4 por cento nos primeiros oito meses deste ano ante o mesmo período de 2014.

Com isso, as vendas de gasolina C (vendida nos postos de combustíveis já com a adição de etanol anidro) caíram 11,2 por cento em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado e já acumulam recuo de 5,9 por cento nos primeiros oito meses do ano.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Uso de biotecnologia impactou a produtividade da soja brasileira e novas pesquisas vão influenciar ainda mais nos próximos dez anos
Agro e Prosa Episódio 850 - Uma prosa boa com Luciano Pires, o LíderCast do Café Brasil
Incêndios e Agro: Impactos e Ações para o Produtor Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #142
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Boi gordo subindo de elevador
Faesp reitera importância de rever Decreto Federal nº 12.189/2024
Balança comercial brasileira tem superávit de US$5,4 bi em setembro e governo piora projeção para ano