Ascar, há 65 anos fortalecendo o meio rural gaúcho

Publicado em 26/05/2020 14:41

É impossível lembrar do aniversário da Ascar sem falar do trabalho abnegado e comprometido de tantos extensionistas que fizeram e fazem a história da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) no Rio Grande do Sul.

Nestes 65 anos, que serão celebrados no próximo dia 2 de junho, terça-feira, muitas ações de melhoria das condições de vida de quem vive no meio rural do nosso Estado foram pensadas, planejadas e realizadas nos mais longíquos rincões.

É histórico que nossos extensionistas chegam a recantos que só nós, da Emater/RS-Ascar, temos acesso. Isso é reflexo da vocação de cada técnico e de cada profissional que se dedica a garantir a produção, por exemplo, de alimentos em qualidade e quantidade que abastecem a nossa população e contribuem com o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado.

Não é de hoje que a Ascar, através também da Emater/RS, é referência no país nesse trabalho de impulsionar e fortalecer o meio rural gaúcho.

Fundada em 1955 para garantir crédito às famílias gaúchas que vivem no campo, a Ascar é motivo de orgulho para a história do Rio Grande do Sul, também no incentivo à permanência delas no campo.

Nesse momento em que o mundo está quase paralisado em função da pandemia da Covid-19, manter a produção de alimentos é imprescindível para termos saúde física, social e econômica. Não podemos parar, mas, sim, permitir e buscar meios para que nossos agricultores garantam a circulação desses alimentos, gerando renda para as famílias produtoras e que movimentam a economia de nosso Estado.

O isolamento vai passar e juntos vamos celebrar a vida e o alimento que a sustenta, mas por enquanto aproveitamos esta data de fundação da nossa Ascar para agradecer a cada profissional, pelo empenho e a dedicação, e principalmente a cada agricultor e agricultora, com que nos recebem em suas casas e propriedades e nos permitem tantas trocas de experiências e conhecimentos que só nós, extensionistas, temos a honra de exercer.

Vida longa à Ascar!

 

Geraldo Sandri              

Presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar

Tags:

Por: Geraldo Sandri
Fonte: Emater/RS-Ascar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ITR: Recebi uma notificação. E agora? Por Mariana Patricia Dias de Souza
Cooperativa digital com inteligência artificial: para um mundo cada vez mais analógico, por José Luiz Tejón
Seca nas áreas de pastagem: os desafios do manejo de plantas daninhas de difícil controle
Como a “hiperpersonalização” impacta o agronegócio
Uma nova abordagem no controle de doenças de plantas, por Décio Luiz Gazzoni
Cacau, o fruto da resiliência, por Aline Lazzarotto e Ingrid Tavares