Soja Brasil: a vez do campo mostrar seu valor

Publicado em 25/07/2012 12:29
Por Glauber Silveira, produtor rural e presidente da Aprosoja Brasil.
O setor produtivo nunca esteve tão em evidência como nos últimos anos, seja por conta do crescimento significativo da participação do segmento na economia brasileira, seja em função do aumento da demanda na produção de alimentos, e mais recentemente por conta de discussões sobre o novo Código Florestal, das relações trabalhistas ligadas ao campo, no uso de agrotóxicos. Enfim, temos sido notícia a todo instante.

Mas o que quase nunca vemos são ações que destacam o valor e importância da agricultura diante da sociedade, o que acaba por muitas vezes fazendo com que nós mesmos, produtores, deixemos de ter a noção real daquilo que representamos. Isso é o que eu tenho dito: a falta de comunicação entre nós resulta na falta de comunicação com a sociedade em geral.

Pensando nessa necessidade de apresentarmos o que realmente somos, o que fazemos e qual o nosso valor, o Projeto Soja Brasil entrou em campo no último dia 16 por meio de uma parceria inovadora e arrojada entre a Aprosoja Brasil, o Canal Rural e Embrapa com apoio essencial do Senar de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul e o patrocínio da Basf, Mitsubishi Motors e Monsanto.

É a vez do campo falar. É a hora do produtor mostrar como, porque e o que faz para que a sociedade brasileira avance, cresça, prospere e principalmente sobreviva. 

O Projeto Soja Brasil é uma nova forma de comunicação do campo e com o campo. Destaco que a iniciativa inédita deverá revolucionar os modelos de como levar assistência técnica e capacitação aos agricultores, com o uso das mais modernas plataformas de comunicação, e também ampliar o debate sobre as grandes polêmicas do agronegócio com a realização do Fórum Soja Brasil, além de mostrar a realidade do campo.

Soja Brasil é a nossa vitrine. Quando projetamos essa ideia tínhamos em mente levar capacitação através da televisão, tirar dúvidas, tudo por meio dos programas, boletins, informativos. Mas, hoje, quando vemos se aproximar a série de fóruns Soja Brasil, entendemos que esse projeto vai bem adiante: ele vai mudar a forma como a agricultura é vista, porque trata-se de um novo modelo de comunicação.

A expectativa e o desafio são enormes, por isto a importância dos parceiros, cuja experiência é notória como Embrapa e Senar. O Senar do MT, GO e MS estarão apoiando as etapas do Soja Brasil em seus estados, sendo assim mostraremos o que cada Senar (MT,GO e MS) está fazendo para qualificar o trabalhador rural. Nos demais estados contaremos com o apoio fundamental da Embrapa e demais instituições.

Mato Grosso por toda importância no cenário agrícola, e consequentemente econômico, é o responsável por abrir essa etapa do projeto que são os fóruns de discussão, mas ao longo de pelo menos oito meses o telespectador, seja produtor ou não, vai poder acompanhar desde o planejamento do plantio até a colheita da safra 2012/2013, com a maior expedição por lavouras de soja, com a participação de jornalistas e especialistas pelas principais regiões produtoras.
A agenda inclui Campo Grande (MS), Esteio (RS), Londrina (PR) e termina no município de Não-Me-Toque (RS), em março, e Luis Eduardo Magalhães (BA) em abril com o encerramento. Outro evento do projeto será no mês de setembro em Sorriso (MT), quando haverá uma solenidade inédita no país: a Abertura Oficial do Plantio da Soja no Brasil.

Temos tudo a favor para alcançarmos a maior safra de todos os tempos. O mundo está de olho no Brasil e com expectativas enormes em nossa produção. O mundo que passa fome - e o que não quer passar - espera que a produção brasileira dê respostas, para isso teremos informações que vão ajudar a definir o futuro da produção, com o uso – hoje primordial – da mídia, com canais como a televisão e a internet, ou seja, em tempo real.

O Soja Brasil estreou no Canal Rural no dia 16, com o Momento Soja, um miniprograma com orientações técnicas sobre diversos aspectos do cultivo, como escolha das variedades, adubação e controle de pragas na lavoura. Agora, dia 27, em Sinop (MT), teremos o primeiro Fórum Soja Brasil, que colocará em debate as relações trabalhistas no campo.

A insegurança que o produtor rural vive hoje nas suas lavouras é grande e queremos saber como proceder, a quem recorrer, como estão os projetos no Congresso Nacional, por exemplo. Mas as discussões vão mais além e debateremos ainda temas como o novo Código Florestal, a comunicação do setor, entre outros.

Mas não estaremos mostrando somente o setor da soja. Nos milhares de quilômetros que iremos percorrer mostraremos a realidade do campo, independente de ser agricultura ou pecuária, mostraremos a realidade da soja, mas também do milho, algodão, arroz, feijão, a pecuária de corte e a de leite, assim como a avicultura, agricultura florestal, entre outros. Afinal, o produtor tem diversificado a produção nos últimos anos e isto iremos mostrar, seja ele agricultor familiar ou mega produtor. Mostraremos o Brasil que produz.

Soja Brasil deixa de ser um sonho e torna-se realidade para um país que tem o setor produtivo como mola propulsora, e fazer parte de momento histórico – o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos divulgou essa semana previsão de que o Brasil deve atingir os 78 milhões de toneladas de soja na próxima safra – é sem dúvida motivo de orgulho não apenas para a Aprosoja Brasil e os parceiros, mas para todo setor produtivo e com certeza para todo brasileiro. 

Porém, sabemos que os produtores têm que vencer muitos obstáculos para concretizarem essas projeções e a nossa tarefa com o Projeto Soja Brasil é dar todo o suporte disponível e o que está ao nosso alcance.

Twitter: @GlauberAprosoja e-mail: glauber@aprosoja.com.br.

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Fonte: Aprosoja Brasil

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