Cana: Produção na safra 22/23 na região de Capivari (SP) não deve ser tão diferente da anterior como se esperava
Podcast
Região de Capivari (SP) avança nos trabalhos de campo, mas produtores estão atentos com projetos em Brasília
O Notícias Agrícolas conversou com Maria Cristina Pacheco, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Capivari (ASSOCAP), para saber como anda a produção na safra de cana-de-açúcar 22/23.
Como contou a presidente da ASSOCAP, na região de Capivari, uma usina começou a produção no meio de abril, em vez do dia 1º, e outra em 10 de maio. Portanto, o início da safra estava atrasado por conta dos problemas com frio e geadas. Porém, segundo ela, foi bom aguardar, para começar a safra com qualidade. Agora, em junho, em termos de produtividade, já há uma melhora em relação ao mesmo período do ano passado.
Entretanto, a projeção é que a safra 22/23 não seja tão diferente da anterior, como era esperado. Após o impacto climático sobre a temporada 21/22, havia a expectativa de uma grande recuperação para a safra que começa este ano. Entretanto, essa recuperação não tem atendido as expectativas criadas. Como afirmou Pacheco, a projeção era de que as chuvas de final de ano recuperassem as lavouras, mas após o primeiro trimestre deste ano foram registrados alguns momentos de seca.
Agora, no mês de junho, foram registrados cerca de 60 milímetros de chuvas e a esperança é de que a cana-de-açúcar do segundo semestre seja beneficiada, resultando em uma produtividade melhor do que a do ano anterior.