Ao ritmo do desdobramento de 100 para 1 mil/ha, meiosi/MPB cobrirá 100% dos canaviais da região de Iturama (MG) em 6 anos

Publicado em 23/03/2018 12:18
No total, são quase 50 mil hectares no âmbito da Asforama, sendo de 12 a 15% de reforma anual. O sistema de 1 linha de cana desdobrada em 10 – com as touceiras espalhadas em 5 linhas de cada lado – com mudas pré-brotadas, cada vez convence mais produtores. Variedades são importantes. Materiais de saída lenta, por exemplo, precisam ser plantados antes.
Confira a entrevista com Tadeu Coleti - Diretor técnico da Asforama

Podcast

Ao ritmo do desdobramento de 100 para 1 mil/ha, meiosi/MPB cobrirá 100% dos canaviais da região de Iturama (MG) em 6 anos

 

Download

Nos canaviais da região de Iturama/MG a meiosi está presente para reduzir o custo nos transportes das mudas. Por isso, os produtores rurais vão cobrir todas as áreas das lavouras com a  meiosi em seis anos.      

De acordo com Diretor técnico da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Iturama (Asforama), Tadeu Coleti, as expectativas de produção para esta safra é de ser a mesma da temporada passa, já que o tempo seco prejudicou o desenvolvimento. “Vamos entregar ao redor de 3.800 milhões de toneladas. Em que a produtividade média fica em torno de 80 toneladas por hectares no conjunto de canavial com cinco a seis cortes”, afirma.

No entanto, ainda há um receio em que muito agricultores não acreditarem na possibilidade da multiplicação da muda. “Eu faço meiosi a pelo menos três safras consecutivas. Na associação, nós vamos fazer 100 hectares para multiplicar para mil hectares”, diz.

Veja as imagens:

Confira a entrevista para saber mais detalhes

Por: Giovanni Lorenzon e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hedgepoint reduz estimativa de produção de açúcar no Brasil em 300.000 toneladas
Biden, queda no petróleo e preocupação com demanda: Açúcar começa semana recuando mais de 1%
Produtividade da cana tem queda de 2,5% nesta safra, aponta CTC
Com petróleo também em baixa, açúcar amplia desvalorização nesta 2ª feira
Açúcar: Atento à oferta, semana começa com novas baixas
Açúcar tem semana focada em oferta global e encerra com baixas em NY e Londres