Colheita da soja em Goiás ultrapassa os 53% das áreas, registrando quebra de 12% na produtividade devido ao clima

Publicado em 11/03/2024 10:26 e atualizado em 11/03/2024 11:03
Áreas de milho safrinha devem diminuir devido ao preço de venda do cereal e risco pela janela de plantio
Leonardo Machado - Assessor Técnico da FAEG
Podcast

Colheita da soja em Goiás ultrapassa os 53% das áreas, registrando quebra de 12% na produtividade devido ao clima

O processo de colheita da soja em Goiás avança, e chega a 53% das áreas, segundo o assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Leonardo Machado. De acordo com ele, a perspectiva é de uma quebra em torno de 12% na produtividade, saindo de uma estimativa inicial da safra de pouco mais de 17 milhões de toneladas para 15,7 milhões de toneladas.

Machado explica que a soja mais precoce, semeada em outubro do ano passado, sofreu com duas ondas fortes de calor, além da irregularidade nas chuvas. "Houve também alguns casos de mosca branca e ataque de lagartas reportados em algumas regiões, mas o que pesou mesmo para as perdas foi o clima", disse. Normalmente, a média de produtividade para o Estado é de 65 sacas por hectare, e este ano, deve ser de 57 sacas por hectare.

A respeito do milho segunda safra, Machado detalha que houve diminuição de cerca de 10% a 12% da área este ano, motivada pelo baixo preço do cereal e também pela janela de plantio. Cerca de 78% das áreas foram semeadas até o momento, e os espaços que não forem preenchidos com milho, de acordo com Machado, devem ser ocupados com girassol, sorgo e gergelim.

 

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária
Soja volta a perder força e recua novamente em Chicago nesta 6ª feira