Projeções da safra de soja em SC melhoram em função de um clima melhor, mas produtividade será menor que o ciclo anterior, diz Enori Barbieri
Projeções da safra de soja em SC melhoram em função de um clima melhor, mas produtividade será menor que o ciclo anterior, diz Enori Barbieri
A colheita da safra de soja em Santa Catarina vai avançando, e chega entre 30% a 4% das áreas já colhidas, segundo o vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri. De acordo com ele, após uma porojeção inicial de safra mais pessimista, o clima melhorou e está colaborando agora com as plantas no campo, o que se traduz no momento em uma produtividade média de 55 a 60 sacas por hectare. Entretanto, isso é 15% a menos do que o visto na safra anterior no Estado.
Segundo Barbieri, esta melhora nas projeções de produtividade se deram em função de chuvas mais regulares no Estado, após excesso de precipitações em novembro e dezembro de 2023, que atrapalharam o plantio, e um veranico em fevereiro.
A questão que preocupa é que, mesmo com este incremento na produtividade que não estava previsto nas projeções iniciais, os preços de venda da soja estão aquém do que o produtor esperava. O vice-presidente da Faesc aponta que a receita com a comercialização da oleaginosa não deve cobrir todas as despesas dentro da porteira.
Sobre o milho verão, cerca de 80% das lavouras já foram colhidas, também registrando uma diminuição na produtiviodade, estimada, no momento, estre 100 a 130 sacas por hectare.