Soja perdeu 55% do valor da saca nesta safra; mas poderia ter evitado a perda com opções a futuro
Dólar fecha em alta com movimento externo e incertezas fiscais domésticas
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar voltou do feriado bancário em firme alta, impondo ao real o posto de moeda com pior desempenho global nesta quarta-feira, com os negócios influenciados por um rali global da divisa norte-americana e por persistentes incertezas de ordem fiscal no Brasil.
A cotação negociada no mercado à vista subiu 0,77%, a 5,4154 reais na venda, depois de oscilar entre 5,4335 reais (+1,11%) e 5,3744 reais (+0,01%) ao longo do típico pregão encurtado de quarta-feira de cinzas.
Anec melhora previsão de exportação de soja do Brasil em fevereiro para até 7,9 mi t
SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de soja do Brasil podem ficar entre 6 milhões e 7,99 milhões de toneladas em fevereiro, estimou nesta quarta-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), indicando um intervalo de números mais otimista em relação à semana anterior.
Na previsão da semana passada, a Anec admitiu que as exportações poderiam atingir até 7,63 milhões de toneladas neste mês, embora já trabalhasse com um piso de 6 milhões.
A revisão ocorre em meio a um atraso na colheita causado por um plantio tardio e chuvas desde o mês passado. Mais recentemente, no entanto, alguns períodos secos permitiram a entrada das colheitadeiras nas lavouras.
Neste cenário, a entidade voltou a destacar que as programações dos navios nos portos apontam para o limite máximo da estimativa.
"Porém, é importante observar que devido aos atrasos na colheita e previsão de chuvas... a Anec está considerando a possibilidade de embarque menor de cargas", afirmou em nota.
Em fevereiro do ano passado, o maior produtor e exportador de soja embarcou 6,61 milhões de toneladas, de acordo com a associação.
Para o milho, a expectativa é que as vendas externas de fevereiro cheguem a 545,16 mil toneladas, afirmou a Anec elevando a projeção ante as 534,8 mil toneladas vistas na semana anterior. Um ano antes, o Brasil exportou 415.282 toneladas.
A entidade ainda projeta embarques de farelo de soja em 960,06 mil toneladas, um recuo ante 1,248 milhão de toneladas estimadas na semana passada. Em fevereiro de 2020 o Brasil embarcou 1,02 milhão de toneladas do produto, afirmou a Anec.
Ritmo de embarques de soja do Brasil cai quase 80% até 2ª semana de fevereiro
SÃO PAULO (Reuters) - A média diária de embarques de soja do Brasil até a segunda semana de fevereiro atingiu 55,09 mil toneladas, forte queda de 79,5% em relação ao ritmo de exportações visto no mesmo mês do ano passado, mostraram dados do governo federal nesta quarta-feira, em meio a um atraso na colheita da safra 2020/21.
Com isso, as vendas externas de soja do país, maior produtor e exportador global do grão, alcançaram 550,9 mil toneladas no acumulado de fevereiro. Até a primeira semana do mês, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) não havia registrado embarques da oleaginosa.
Além de uma seca no início da temporada que atrasou o plantio, a colheita foi afetada por chuvas em diversas regiões produtoras que limitaram o acesso às lavouras.
Apesar do ritmo lento dos trabalhos de colheita e, consequentemente, das exportações, o setor privado prevê embarques entre 6 milhões e 7,63 milhões de toneladas para fevereiro, conforme estimativa da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).