Mundo não tem estoques de soja e cenário é de escassez global soberana, diz Liones Severo
O mundo passa por uma escassez soberana de soja e este quadro vai continuar a alimentar uma forte escalada dos preços, que poderiam vir a buscar os patamares recordes que foram registrados entre 2012 e 2013, de US$ 17,94 por bushel na Bolsa de Chicago. As explicações são do diretor do SIMConsult, Liones Severo, em sua entrevista ao Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (19).
"Os estoques mundiais divulgados pelo USDA de 20 milhões de toneladas no Brasil, 27 milhões na Argentina e 27 milhões na China, e que somam 74,0 milhões inexistem. Então, se descontar esse total do estoque mundial divulgado pelo mesmo USDA de 88 milhões, sobrariam apenas 14,0 milhões como um estoque mundial realista, e suficiente para apenas 14 dias do consumo", explica o especialista, complementando que o mundo elevou seu consumo diário para mais de 1 milhão de toneladas da oleaginosa.
Da mesma forma, cita as mudanças no consumo e o fato da China ter elevado seu esmagamento semanal a mais de 2 milhões de toneladas. "A China continua comprando nossas carnes, está aumentando seus rebanhos e agora em janeiro a integração já fica em 80%", diz.