Novo software auxilia produtores do Paraná no manejo integrado de pragas e doenças

Publicado em 26/05/2020 11:38
Parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o IDR PR visa trazer mais ferramentas aos produtores para melhorar as ações de aplicações de defensivos tornando as ações mais assertivas e diminuindo custos
Edivan Possamai e Gabriel Costa Silva - Coord. Est. do Projeto Grãos e Professor na UTFPR

Podcast

Novo software auxilia produtores do Paraná no manejo integrado de pragas e doenças

 

Download

Os trabalhos da Emater do Paraná com manejo integrado de pragas e doenças já acontecem há várias safras e ajudaram os produtores do estado com a redução de 50% na aplicações de inseticidas e 35% na de fungicidas para as lavouras de soja, conforme relata o coordenador estadual do projeto de grãos do IDR-Paraná, Edivan Possamai.

A partir da última safra 2019/20, os produtores paranaenses ganharam o auxilio de uma aplicativo desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná que facilita e dá mais agilidade na coleta de dados em campo por produtores e técnicos.

O professor Gabriel Costa Silva, que desenvolveu o software, desta que as coletas semanais de dados realizadas pelos produtores agora são tabuladas no aplicativo, que também apresenta dados históricos e possíveis tendências de pragas.

O sistema foi utilizado em mais de 270 unidades nesta última safra como maneira de teste, o que deve-se repetir no próximo ciclo 2020/21. A expectativa, segunda Silva, é de ampliar as funcionalidades do sistema para transformar em uma ferramenta de auxílio na tomada de decisão, alertas e expansão para outras culturas.

Confira a entrevista completa com o coordenador estadual do projeto de grãos do IDR-Paraná e com o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined