Colheita da soja chega ao fim no RS e estiagem impactou severamente na produtividade
Podcast
Colheita da soja chega ao fim no RS e estiagem impactou severamente na produtividade
A colheita da safra de soja 2019/20 já está praticamente encerrada em Rio Grande do Sul e os resultados deste ciclo vão ser bastante negativos para os produtores do estado. A estiagem, que já dura desde o final de dezembro, prejudicou o desenvolvimento das lavouras e os rendimentos de colheita.
Segundo o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, o levantamento da entidade realizado em fevereiro apontava perda de produtividade na ordem de 16%, nos números de março subiu para 32% já que 70% das lavouras estavam em enchimento de grãos e precisavam mais de água. Agora, a entidade finaliza seus números para a safra, mas já espera índices maiores do que os do mês passado.
A região de Santa Maria, por exemplo, representa 20% do total cultivado no Rio Grande do Sul e deve ter perdas de 50% na produção, representando a dureza deste ano para os agricultores gaúchos.
Rugeri conta que, até o momento, a Emater já realizou mais de 10 mil perícias para acionamento do ProAgro e que destaca que o planejamento e medidas de precaução são cada vez mais importantes, já que safras com estiagem são recorrentes de tempos em tempos.
Confira a entrevista completa com o diretor técnico da Emater/RS no vídeo.