Aprosoja/PI projeta acréscimo de até 8% na área cultivada e 5 sacas por hectare na produtividade média desta safra de soja

Publicado em 16/10/2019 15:39
Plantio no estado já está liberado, mas deve ganhar força entre a primeira semana de novembro e a primeira semana de dezembro. Produtores já venderam 20% da produção e devem ter contas apertadas neste ciclo 2019/20.
Alzir Pimentel Aguiar Neto - Presidente da Aprosoja Piauí

Podcast

Aprosoja/PI projeta acréscimo de até 8% na área cultivada e 5 sacas por hectare na produtividade média desta safra de soja

 

Download

Nesta quarta-feira (16) o Notícias Agrícolas conversou com Alzir Pimentel Aguiar Neto - Presidente da Aprosoja Piauí para entender como estão as expectativas para o plantio da própria safra. 

Segundo Alzir, o plantio no estado já está liberado, mas o volume de chuva ainda abaixo do esperado para início do plantio. Diferente de outras regiões do país, Alzir explicou que a região ainda não está preocupada com as condições climáticas porque a janela de plantio costuma iniciar entre a primeira semana de novembro e a primeira semana de dezembro. 

Para este ano a Aprosoja prevê um incremento de até 8% na área cultivada. Diante deste cenário, há também a expectativa de uma média geral de 56 sacas por hectares, com acréscimo de 5 sacas. Já quanto aos custos, os produtores da região costumam se antecipar nas compras de insumos e por isso, conseguiram conter os aumentos. Segundo Alzir, de modo geral os insumos tiveram um acréscimo de 5%. 

O perfil de antecipar as compras de insumos também se repete quando o assunto é venda no Piauí. "Acredito que o Piauí tenha cerca de 20% da próxima safra já negociada", afirma. Os produtores têm negociado os valores com cautela, observando de perto as questões do impasse entre Estados Unidos e China, além da peste suína que também tem influenciado diretamente nos preços. 


Confira a entrevista completa no vídeo acima

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja nos portos brasileiros têm começo de 2025 com preços testando indicadores acima de R$ 140/sc
Complexo soja intensifica perdas em Chicago nesta 6ª feira com baixas de mais de 3% lideradas pelo farelo
Estiagem e altas temperaturas danificam soja e milho verão em Santo Ângelo (RS)
Soja acompanha baixa generalizada das commodities nesta 6ª feira, com pressão do dólar e fundamentos
Soja sobe em Chicago nesta 5ª, mas ainda podendo recuar frente à nova safra da AMS chegando ao mercado
Soja sobe em Chicago nesta 5ª feira, acompanhando ganhos do óleo e do farelo, e monitora dólar
undefined