Safras & Mercado aponta ótimo momento para o produtor brasileiro participar do mercado de soja
Podcast
Safras & Mercados aponta ótimo momento para o produtor brasileiro participar do mercado de soja
Para o fechamento do mercado da soja desta segunda-feira (26), o jornalista Guilherme Dorigatti entrevistou Luiz Fernando Gutierrez Roque, analista da consultoria Safras & Mercado. Com os contratos de setembro e novembro acima dos 10 pontos, de acordo com o analista, o cenário positivo é um reflexo de novas declarações chinesas e americanas que demonstram interesse em rever as negociações comerciais entre os dois países.
A crise comercial, que perdura há mais de um ano, tem sido repleta de trocas de acusações e tentativas de reaproximação. Mesmo que a esperança represente em um alívio momentâneo para os peços da oleaginosa, Luiz Fernando não vê um possível avanço nesse assunto em curto prazo.
Outra incógnita é o tamanho da atual safra americana, que passa por grandes atrasos em sua evolução. Números do USDA e o acompanhamento do Pro Farmer Midwest Crop Tour, um dos mais tradicionais dos Estados Unidos, indicam que a safra 19/20 fique entre 95 e 100 milhões de toneladas. Mesmo que a produção final seja menor que essas perspectivas, a falta de demanda chinesa continuará sendo um limitante nos preços.
Para o mercado interno do Brasil, a elevação do câmbio e dos prêmios continuam resultando em bons negócios. Para Luiz Fernando, este momento com "os melhores preços do ano" deve ser aproveitado pelos produtores brasileiros.