Mercado já especula triangulação de compras com soja americana chegando a China através de terceiros
Podcast
Entrevista com Jack Scoville - Analista da Price Futures Group sobre o Fechamento de Mercado da Soja
Nesta quinta-feira (15), Aleksander Horta entrevistou Jack Scoville, analista da Price Futures Group, para falar sobre a movimentação do mercado, que encerrou o dia com novas baixas entre 6,75 e 7,5 pontos nos principais vencimentos. Para explicar essa baixa, Jack disse que a demanda pela soja americana continua baixa e que o preço com base no contrato de novembro, mês importante para as vendas americanas, pode retrair mais US$ 10 centavos, chegando a US$ 8,60 / bushel.
Dentre os fatores, ele citou o relatório de exportação divulgado pelo USDA. De acordo com o relatório, para a safra velha, a China cancelou a compra de 500 mil toneladas, porém, outros mercados tiveram maior interesse pela soja americana, resultando em demanda de 400 mil toneladas, principalmente pelo preço mais atrativo. Da safra nova os EUA venderam 817,4 mil toneladas, com a maior parte adquirida por destinos não revelados.
Como o preço da soja americana está competitiva, o mercado especula que os novos compradores podem estar revendendo os grãos para a China. A triangulação, mesmo com o valor adicional do frete, é mais vantajosa que as tarifas de importação impostas aos Estados Unidos pelo país asiático.
Há também a falta de consolidação para a safra americana 19/20, que está atrasada. Se nas regiões produtoras o clima continuar desfavorável, pode haver mais uma redução na produtividade da safra, que atualmente está estimada em 100 milhões de toneladas.