Quer aumentar a produtividade na soja? Olhe para o solo, faça rotação e, principalmente, mude de postura, aconselha a pesquisa
Podcast
Quer aumentar a produtividade na soja? Olhe para o solo, faça rotação e, principalmente, mude de postura
A Embrapa Soja de Londrina, no Paraná, reuniu pesquisadores para discutir os limites da produtividade da cultura, que no país gira em torno de 55 sacas por hectare. A reunião analisou a safra anterior, que foi marcada por uma grande queda de produtividade devido à seca. "Essa queda poderia ter sido menor se os produtores tivessem feito um melhor manejo de safra", é o que afirma o consultor técnico Áureo Lantmann em entrevista para o Notícias Agrícolas. Dentre as práticas que poderiam ter auxiliado oos produtores, estão a rotação de culturas, o aprofundamento do perfil de solo e adequar a época de semadura.
De acordo com Lantmann, a falta de chuva e uma maior retenção de umidade no solo foram as principais causas prejudiciais para a última safra de soja. Ele ressalta que existem tecnologias disponíveis para a retenção de água no solo, como, por exemplo, a rotação de culturas, a correção do perfil do solo com auxilio da gessagem, e a manutenção de cobertura com matéria orgânica através do sistema de plantio direto.
Para o consultor técnico, o perfil de solo é um ponto a ser destacado, já que o sistema radicular das plantas precisa de cálcio para se desenvolver.
Além disso, ele ressalta que poucas tecnologias novas estão previstas para serem lançadas e que mesmo estas precisam de uma mudança de postura por parte dos produtores e engenheiros agrônomos. Medidas já utilizadas, como a rotação de culturas e o plantio direto com matéria orgânica, deveriam ser melhores utilizadas para uma melhoria da qualidade de solo, afirma o especialista.