Soja cai forte em Chicago com incerteza sobre China x EUA e menor competitividade do produto americano
Podcast
Entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado da Agrinvest sobre o Fechamento de Mercado da Soja
Nesta quarta-feira (06), os preços da soja voltaram a cair de forma significativa na Bolsa de Chicago (CBOT), com perdas de mais de 11 pontos nos principais vencimentos.
Eduardo Vanin, analista de mercado da Agrinvest, ressalta que a falta de definição quanto à guerra comercial entre Estados Unidos e China continua influenciando as movimentações. Entretanto, o produtor norte-americano está menos competitivo do lado fundamental.
A alta dos prêmios no mercado dos Estados Unidos, principalmente para a soja, não faz sentido diante da realidade de exportação dos produtores locais neste momento, como visualiza Vanin.
No caso do trigo e do milho, os produtores precisam vender, mas há outras origens mais baratas e, portanto, competitivas no mercado.
Na visão do analista, o acordo entre Estados Unidos e China precisaria contemplar a retirada da tarifa de 25%. Sem esse ponto chave, o andamento das cotações até esse momento não mudaria.
Enquanto isso, os produtores brasileiros, diante da situação de perda de safra e aumento de custos, estão se afastando dos negócios.