Elmar Floss defende sobre-semeadura na soja com mix de cobertura para interromper o ciclo de doenças

Publicado em 27/02/2019 10:11
Floração da soja chega mais cedo sem mexer no período de formação dos grãos
Elmar Floss - Doutor em Agronomia, especialista em fisiologia e nutrição de plantas

Podcast

Elmar Floss defende sobre-semeadura na soja com mix de cobertura para interromper o ciclo de doenças

 

Download

 

Elmar Floss, doutor em agronomia e especialista em fisiologia e nutrição de plantas, destacou ao Notícias Agrícolas que o plantio da soja deve ser feito "com calma, sem pressa", utilizando sementes de qualidade, tratadas industrialmente, com um bom inseticida e um bom fungicida.

Para ele, esse plantio deve ser feito no máximo a 6km/h, para que haja uma distribuição horizontal mais uniforme e uma distribuição adequada na vertical. Se correr demais, o produtor pode correr o risco de ter sementes por cima ou sementes muito fundas. O fundamental é ter uma população ideal de plantas produtivas.

O Brasil está produzindo cada vez mais e os rendimentos estão subindo. As plantas precisam de mais nutrientes, ao mesmo tempo em que o ciclo das culturas está diminuindo. Para tal, ele acredita que deve-se eliminar os impedimentos físicos e químicos do solo para que a planta crie mais raiz e absorva mais nutrientes.

Outro fator de importância, segundo ele, é o controle biológico do solo. Deve-se ter uma atenção para a matéria orgânica e para o plantio de cobertura, com várias espécies associadas.

Tags:

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha 4ª feira com baixas na B3, sentindo peso de Chicago e de mais oferta no Brasil
Desequilíbrio entre oferta e demanda no mundo deve derrubar preços da soja em 2025; antecipar vendas da safra nova pode ser boa estratégia
CEPEA/ABIOVE: Com quebra de safra, agroindústria ameniza queda do PIB da soja e do biodiesel
Soja: Mercado atua com estabilidade em Chicago, testando os dois lados da tabela nesta 4ª
Soja respira após sessões consecutivas de baixas intensas e sobe em Chicago nesta 4ª feira
Cima favorável nos EUA, demanda fraca pelo produto americano e rumores sobre retenciones na Argentina pressionam soja em Chicago