Chuvas voltam ao Brasil Central em forma de "mangas", muito irregulares
O jornalista João Batista Olivi, do Notícias Agrícolas, destacou hoje os objetivos do site em mostrar a realidade da safra 2019 em diversos pontos do país em um momento no qual a soja está amadurecendo.
Com essas condições, é possível observar como as áreas irão se comportar na questão da produtividade diante de uma safra complicada, com chuvas irregulares que trazem diversas realidades para a mesma região.
O projeto começou com o jornalista Aleksander Horta visitando o oeste do Paraná. Posteriormente, Olivi visitou o sudoeste de Goiás e agora se encontra próximo a São Gabriel do Oeste, em Mato Grosso do Sul.
Nas primeiras percepções em Mato Grosso do Sul, Olivi esteve na Fazenda Progresso, do produtor Rafael Marques, que já chegou a colher 94 sacas por hectare. Como o veranico se fez presente, Marques espera que a produtividade alcance ao menos 50 sacas por hectare para pagar as despesas.
Esta é, portanto, uma safra complicada, como aponta o jornalista, na qual não dá para se generalizar nem o "ótimo" e nem o "péssimo".
Veja fotos:
Na sequência, veja como sofrem as lavouras de soja na região de Cristalina, no estado de Goiás no vídeo e nas fotos abaixo: