Realidades diferentes de uma mesma lavoura de soja marcada pela estiagem no PR
O oeste do Paraná, que é responsável por 20% da soja do estado, foi uma das áreas mais afetadas pela estiagem, chegando a 40 dias sem chuvas.
Na lavoura de Ilsioni Francisco Cherubini, produtor rural de Medianeira (PR), foram plantados 300 hectares de soja. Na mesma propriedade, há várias realidades diferentes.
A primeira área, plantada após o encerramento do vazio sanitário, sofreu mais com o estresse hídrico. O potencial poderia ser de 65 sacas por hectare, mas Cherubini espera colher apenas 10 sacas. A maioria dos grãos não conseguiu se formar e outros não possuem o peso normal do grão.
Uma outra área, plantada na mesma época, tem uma situação um pouco melhor. A adoção de boas práticas, com o plantio de nabo e aveia antes da soja, rendeu uma estruturação melhor do solo, ajudando a planta a se desenvolver durante os períodos críticos. As perdas vao ocorrer, mas não devem ser tão acentuadas: Cherubini espera uma produção de 30 sacas por hectare, contra um potencial de 70 sacas por hectare. Não vai dar lucro, mas irá cobrir o prejuízo.
Depois, o produtor possui uma área plantada mais tarde. Com 2/3 do ciclo já cumprido, essa área ainda precisa de chuvas, mas a lavoura tem se mostrado em bom desenvolvimento, com potencial de produção de 50 a 60 sacas por hectare.
Assim, Cherubini tem 25% da sua área com quebras irreversíveis, 25% com chance de recuperação e 50% com bom potencial produtivo.
PS: O Notícias Agrícolas voltou a contatar o produtor Ilsioni Cherubini nesta sexta-feira (18) que confirmou nas áreas recém colhidas as produtividades de 10 sacas/ ha e 30 sacas / ha estimadas no período de realização da reportagem. O produtor de Medianeira-PR também segue otimista com as lavouras em boas condições já que nos últimos 10 dias as chuvas acumuladas na propriedade dele chegaram a 60 mm.
E veja ainda:
E sobre as condições em Mato Grosso:
>> Colheita no Oeste do MT começa bem. Mas poderia ser melhor
>> Acompanhamos uma colheita e comprovamos: produtividade média acima de 65 scs/ha