Soja segue especulando sobre relações entre China e EUA, mas, em dia de novas baixas, consegue manter patamar dos US$ 9/bushel

Publicado em 08/01/2019 17:08
Mercado já precificou atual situação da guerra comercial e agora espera por novidades de encontro que acontece em Pequim. Entre a safra da América do Sul, traders também precisam de novidades para que reação do mercado seja mais intensa em Chicago.
Vlamir Brandalizze - Analista de Mercado da Brandalizze Consulting

Podcast

Entrevista com Vlamir Brandalizze - Analista de Mercado da Brandalizze Consulting sobre o Fechamento de Mercado da Soja

 

Download
 

Leia ainda:

>> Soja fecha em queda nesta 3ª feira com cautela sobre mais um dia de conversas entre China e EUA

Negociações EUA-China continuam por 3º dia, dizem autoridades norte-americanas

PEQUIM (Reuters) - Os Estados Unidos e a China continuarão as negociações comerciais em Pequim por um terceiro dia não previsto na programação original, afirmou um membro da delegação norte-americana nesta terça-feira, à medida que as duas maiores economias do mundo tentam resolver sua acirrada disputa comercial.

Steven Winberg, secretário-assistente para Energia Fóssil do Departamento de Energia norte-americano disse a repórteres no hotel da delegação dos Estados Unidos que as conversas, iniciadas na segunda-feira, correram bem.

“Eu confirmo que continuaremos amanhã, sim”, disse Winberg a repórteres, recusando-se a responder mais perguntas.

Uma porta-voz do escritório de Representação Comercial dos Estados Unidos, que está liderando a equipe de negociação dos EUA, também disse que as conversas continuarão na quarta-feira e que “um comunicado provavelmente virá em seguida”.

Os dois lados estenderam as conversas comerciais até tarde no segundo dia em Pequim nesta terça-feira, afirmou fonte com conhecimento da reunião, mas poucos detalhes foram revelados sobre o encontro.

As reuniões desta semana são as primeiras conversas face a face desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram, em dezembro, em estabelecer uma trégua de 90 dias em uma guerra comercial que tem abalado os mercados financeiros globais.

O editor-chefe do jornal estatal chinês Global Times, Hu Xijin, disse no Twitter que a prorrogação das conversas para quarta-feira “manda uma mensagem: os dois lados estão em conversas sérias e trabalhando duro para resolver as discordâncias entre eles”.

Não ficou claro se toda a delegação norte-americana participará das conversas na quarta-feira, ou apenas algumas autoridades selecionadas de certas agências.

Em publicação no Twitter nesta terça-feira, Trump reiterou sua declaração recente de que as conversas com a China estão indo bem, sem fornecer mais detalhes.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas + Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com regras para exportação para UE adiadas, mercado de farelo tem queda forte e puxa soja em Chicago
Soja opera estável em Chicago, pressionada pelo farelo; ganhos do petróleo e grãos limitam baixas
Em Guarda-Mor (MG), não chove a 180 dias, e nem quem tem pivô está arriscando semear a soja, diz produtor local
Grãos em volatilidade em Chicago, com forte alta do petróleo e monitorando o Oriente Médio
Soja tem estabilidade em Chicago nesta 3ª, mas ainda mantém bons patamares no mercado brasileiro
Plantio de soja no Paraná dobra em uma semana, ritmo supera anos recentes, diz Deral