Apesar dos boatos de que a China comprou 2 mi/t de soja dos EUA, petróleo em queda e oferta elevada do grão limitaram Chicago

Publicado em 18/12/2018 17:11
No Brasil, analista recomenda venda do grão com rentabilidade positiva nesse momento, apesar de resultados apertados
Marcos Araújo - Analista da Agrinvest

Podcast

Entrevista com Marcos Araújo - Analista da Agrinvest sobre o Fechamento de Mercado da Soja

 

Download

 

Nesta terça-feira (18), o mercado da soja teve um encerramento positivo na Bolsa de Chicago (CBOT), embora tímido: foram US$0,05/bushel de alta.

Marcos Araújo, analista da Agrinvest, ressalta que o mercado trabalha com um rumor de que a Sinograin teria comprado 2 milhões de toneladas de soja. Contudo, a influência da queda de 7% no petróleo limitou uma alta mais expressiva do óleo de soja.

O petróleo, como explica o analista, vem caindo devido ao aumento da produção norte-americana e a expectativa de um menor crescimento da economia mundial.

Por sua vez, o arrefecimento da demanda da China fez com que a exportação norte-americana tivesse um atraso. O ritmo está 1/3 atrasado em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o impasse da guerra comercial - situação que, no futuro, pode atrapalhar também a comercialização da safra brasileira.

A soja brasileira é mais barata para a China do que a soja norte-americana. Contudo, se as tarifas impostas forem retiradas, o Brasil perderia concorrência e os prêmios seriam pressionados negativamente.

Entretanto, os chineses ainda não possuem um substituto a altura para o farelo de soja na alimentação mundial, mas, a medida em que a produção mundial de etanol a partir do milho ganhe mais corpo, o DDGS, subproduto que pode alcançar até 45% de proteína bruta, pode ser um substituto direto.

Confira a entrevista completa no vídeo acima

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Grãos e soja recuam após altas devido ao clima e à instabilidade no Oriente Médio
Farelo em queda e melhora das previsões climáticas para o Brasil dão tom negativo para a soja em Chicago
Embrapa traz resultados de estudo sobre efeitos do El Niño para soja do DF
Plantio da soja no Paraná está com ritmo dentro do esperado, segundo presidente da Aprosoja, com pequeno aumento de área em substituição ao milho
Soja tem leve recuo em Chicago e busca se equilibrar entre queda do farelo e altas do óleo nesta 5ª
Baixas do farelo continuam nesta 5ª em Chicago e seguem pressionando futuros da soja