Soja: Área cultivada cresce até 3% nesta safra em GO e clima contribui para o desenvolvimento das lavouras
Podcast
Acompanhamento de Safra da Soja com Fernando Borges Fernandes - Coordenador Técnico do IFAG
As chuvas no estado do Goiás possibilitaram que a safra de soja no estado fosse totalmente plantada dentro da melhor janela possível, começando já no mês de outubro. Com a perspectiva de que tudo ocorra bem, a área plantada do grão teve aumento com relação à safra passada.
“Devemos ter um aumento na área plantada no estado de Goiás na ordem de 2 a 3% para essa safra em comparação a passada. Já a expectativa de produção está entre 1,8 a 3,2% abaixo da safra passada por conta do excesso de chuvas. Nossa previsão é uma colheita de 11.580 milhões de toneladas”, diz Fernando Borges Fernandes, coordenador técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG).
Com o alto índice pluviométrico o risco de doenças como a ferrugem asiática aumenta. Por isso o investimento em tecnologia e prevenção têm sido constantes para os produtores rurais goianos. “O produtor está bem antenado, utilizando tecnologia correta e fazendo as pulverizações da maneira como é recomendada. O nosso alerta é para que ele não afrouxe nesse momento e continue monitorando os princípios ativos e os resultados atingidos. Até o momento não tivemos nenhum registro oficial de ferrugem, mas não é porque não tivemos registro oficial que podemos relaxar. Precisamos continuar monitorando e temos total convicção de que o produtor está fazendo isso”, afirma Fernandes.