O uso de Fósforo e Potássio é fundamental na soja, mas formulações utilizadas pelos produtores brasileiros podem ser exageradas

Publicado em 20/11/2018 13:07
Entenda quando é pertinente adotar apenas uma adubação de manutenção ou mesmo não adubar a soja, reduzindo custos sem perder produtividade
Áureo Lantmann - Consultor Técnico

Podcast

Entrevista com Áureo Lantmann - Consultor Técnico sobre a Adubação Racional para a Soja

 

Download

 

Dando continuidade à série sobre os cuidados com o solo para a cultura da soja, o consultor técnico Áureo Lantmann destacou, nesta terça-feira (20), a adubação racional para a cultura da soja com o uso de fósforo e potássio.

A quantidade média de adubação para a soja no Brasil é alta: cerca de 420kg por hectare. Contudo, essa quantidade não vem obtendo um reflexo positivo para mais rendimentos.

Assim, Lantmann ressalta que, quando um solo atinge níveis de médio a alto de fósforo e potássio, é preciso praticar apenas uma adubação da manutenção. No Sul do Paraná, há casos de solos com oito anos sem adubação para a soja, sem comprometer o rendimento.

A soja tem uma grande capacidade de aproveitar da adubação residual. Mas isso não quer dizer abdicar da adubação com fósforo e potássio, mas, sim, considerar toda a química, todas as práticas de adubação e manejo do solo que possam contribuir de forma racional.

Alguns pontos como análise de solos, necessidade da cultura, manejo de solos e compreensão geral do sistema podem auxiliar no processo da racionalização da soja.

Confira a entrevista completa no vídeo acima

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja dá início à nova semana com preços em queda, acompanhando baixas do farelo em Chicago
Plantio de soja segue lento no Brasil por tempo seco, com exceção do Paraná
Plantio da soja atinge 5,28% no Brasil, aponta Pátria Agronegócio
Produtores plantam 4,1% da safra de soja 2024/25, diz Safras & Mercado
Semana de perdas para a soja em Chicago , mas tendência ainda é positiva para os preços, alerta consultor
Plantio de soja em MT atinge 2,09% da área na safra 2024/25 e fica mais atrasado, aponta Imea