Tão importante quanto uma boa análise de solo é a interpretação bem feita dos dados para otimizar custos e obter produtividade

Publicado em 06/11/2018 13:56
Consultor explica como garantir uma adubação eficiente e relata erros e acertos mais comuns na hora de se preparar o solo para o plantio
Áureo Lantmann - Consultor Técnico

Podcast

Áureo Lantmann - Consultor Técnico - Adubação: erros e acertos

 

Download

 

Hoje (06), o Notícias Agrícolas começa uma série para trazer informações ao produtor rural a respeito de uma adubação eficiente. Desta vez, o consultor técnico Áureo Lantmann traz alguns destaques a respeito dos erros e acertos dessa adubação.

Lantmann destaca que a questão da adubação é o item mais caro no custo de produção anual das culturas. Assim, a definição do que será usado tem que ser bastante aprimorada - baseada em recursos para, só então, definir a quantidade. Essa é uma prática cara e tem que ser muito bem ajustada.

Não existe uma adubação padrão. Tudo depende do resultado de análise de solo obtido pelo produtor. Existem algumas referências empíricas que estão atreladas a dados de produção, mas a análise deve ser feita, pelo menos, a cada três anos.

Segundo o consultor, a produção evoluiu bastante nesse quesito e realiza a análise de solo com mais periodicidade. Chegando o resultado dessa análise, ela tem que ser interpretada. "Não é uma receita pronta", salienta Lantmann.

Com esse resultado, o agrônomo deve olhar a tabela de adubação, que é uma boa fonte de informação, mas não é perfeita. Ela é resultado de uma curva de resposta a um determinado elemento. Essa curva, portanto, justifica 80% do acerto. 20% é construído pelo acaso.

A tabela, portanto, é apenas um indicativo. Ela muda de estado para estado, mas a maioria dessas tabelas foi feita quando a soja não passava de 3000kg por hectare. Logo, algumas podem deixar a desejar nessa situação, justificando o fato de que o resultado da análise de solo deve ser sempre interpretado.

Confira a entrevista completa no vídeo acima

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Preços no BR sustentam bons níveis e garantem oportunidades, apesar da pressão em Chicago
Clima x Negócios: Chinês está tão preocupado quanto o produtor brasileiro de soja
Plantio da soja deve passar da metade em Laguna Carapã/MS, que tem boa germinação até aqui
Plantio de soja no Paraná tem ritmo mais forte desde 2018, diz Deral
Com falta de chuvas, plantio da soja está atrasado em Sorriso (MT), com cerca de 5% das áreas semeadas
USDA informa nova venda de soja 24/25 dos EUA para a China nesta 3ª feira (8)