Noroeste do Paraná registra primeiro foco de ferrugem da soja nesta safra e confirma expectativa de antecipação do fungo

Publicado em 05/11/2018 15:30
Produtores precisam ficar atentos aos controles, principalmente porque não se sabe ainda o grau de resistência dos fungos que estão se propagando
Cláudia Vieira Godoy - Pesquisadora Embrapa Soja

Podcast

Entrevista com Cláudia Vieira Godoy, Paraná tem primeiro foco de ferrugem asiática

 

Download

 

O estado do Paraná tem o primeiro foco de ferrugem asiática detectado em lavoura comercial de soja nesta safra. Quem destaca esse assunto é Cláudia Vieira Godoy, pesquisadora da Embrapa Soja e coordenadora do Consórcio Antiferrugem.

O fungo já vinha circulando em plantas guaxas e era uma questão de tempo para aparecer em lavouras comerciais. Uma vez que o plantio foi bastante antecipado, também era esperado que a doença aparecesse um pouco mais cedo neste ano.

Este primeiro foco foi detectado no distrito de Porto Mendes, pertencente a Marechal Cândido Rondon. A lavoura estava em estágio R1, pré-fechamento, um estado que, segundo Godoy, é mais favorável para a infecção.

Hoje em dia os fungicidas não possuem poder curativo: os produtores devem fazer o manejo preventivo para proteger as lavouras. Não há necessidade de um maior número de aplicações - na segunda aplicação já deve ser possível fechar o ciclo e manejar bem a ferrugem. O importante, como aponta a pesquisadora, é não perder o controle.

Uma vez que são as mais avançadas, as lavouras do oeste do Paraná também são as mais suscetíveis à ocorrência do fungo. O inócuo da ferrugem também está presente nas demais regiões produtoras e seu aparecimento irá depender da data da semeadura.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Preços no BR sustentam bons níveis e garantem oportunidades, apesar da pressão em Chicago
Clima x Negócios: Chinês está tão preocupado quanto o produtor brasileiro de soja
Plantio da soja deve passar da metade em Laguna Carapã/MS, que tem boa germinação até aqui
Plantio de soja no Paraná tem ritmo mais forte desde 2018, diz Deral
Com falta de chuvas, plantio da soja está atrasado em Sorriso (MT), com cerca de 5% das áreas semeadas
USDA informa nova venda de soja 24/25 dos EUA para a China nesta 3ª feira (8)