Paraná tem o dobro do ano passado de área plantada com soja e preços 37% mais altos nesta temporada, afirma Deral

Publicado em 03/10/2018 10:36
Com boas condições climáticas, trabalhos de campo têm ritmo recorde no estado e cenário se estende também para o milho. Soja vem sendo cotada a R$ 80,00 por saca, contra R$ 58,00 em setembro do ano passado. Comercialização só não evolui melhor por conta do impasse dos fretes.
Marcelo Garrido Moreira - Economista do Deral

Podcast

Acompanhamento de Safra da Soja - Marcelo Garrido Moreira - Economista do Deral

 

Download
 

O estado do Paraná conta com o dobro de área cultivada com a cultura da soja se comparado com o ano anterior. Contudo, nesta temporada as referências para a oleaginosa também está superior em 37% que os preços praticados na safra passada.

De acordo com o economista do Departamento de Economia Rural do Governo do Estado do Paraná (Deral), Marcelo Garrido, as condições climáticas estão mais favoráveis para os trabalhos de campo na localidade. “Os agricultores estão conseguindo dar uma seqüência mais satisfatória nos trabalhos de plantio”, afirma.

As condições climáticas estão beneficiando todos os municípios com boas chuvas, principalmente as regiões oeste do estado. “Na região de Toledo, o plantio da soja está praticamente chegando na fase final em que 90% das lavouras já foram semeadas. No caso de Cascavel tem 70% da área já cultivada”, comenta.

Até o momento, as lavouras também apresentam boas perspectivas de desenvolvimento e permite que a colheita seja realizada dentro de um período mais adequado e cedo. “A intenção do produtor é plantar sempre com antecedência e fazer uma colheita no tempo ideal, para logo em seguida entrar com o milho e fugindo da questão do frio”, destaca.

Com uma fronteira agrícola já definida, o estado aumentou a área cultivada com a soja cerca de 6 mil hectares. A cultura do milho também teve um aumento de 20 mil hectares. “Esse aumento na área do cereal é em função da diminuição das lavouras de feijão que teve os preços abaixo do esperado”, pontua.

Milho

No caso do milho primeira safra, o plantio também está mais avançado que na temporada passada e conta com 70% da área já cultivada que está estimada próxima de 350 mil hectares. “Neste mesmo período do ano anterior, nós tínhamos menos área plantada cerca de 33%, ou seja, temos mais que o dobro da área semeada”, aponta.  

O departamento ainda estima que 65% das lavouras de milho apresentam bom desenvolvimento e a tendência é continuar nesses patamares até o final da safra.

Por: Carla Mendes e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
Complexo soja segue muito volátil: Despencada do óleo, altas no farelo e falta de direção para o grão
Transporte de soja e milho em hidrovias do Tapajós e Madeira é retomado, diz Amport
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado
undefined