Em Erechim (RS), Sementes Estrela investe em qualidade e vigor
Em Erechim (RS), durante a Rota Tecnológica da Dimicron, a jornalista Fernanda Custódio, do Notícias Agrícolas, conversou com Aluízio Cominetti, Gerente Comercial da Sementes Estrela e Futura Agrícola, para debater a qualidade de sementes, os cuidados necessários e também a importância do vigor.
Cominetti destaca que "não é qualquer grão que pode virar semente", uma vez que o tratamento é diferenciado desde o início, considerando o manejo e o tipo da produção em si. Uma das maiores preocupações da empresa, segundo ele, é "atentar para os detalhes", realizando um controle de qualidade e uma seleção bem feita para entregar um resultado final adequado para os clientes
Na produtividade final, a semente também depende do trabalho no campo. "Os tratos culturais mantêm a produtividade", aponta, sendo o solo um dos detalhes mais importantes para criar um bom ambiente produtivo.
A empresa entrega aos clientes tanto a semente nua quanto a semente tratada. Em parceria com a Dimicron, é possível oferecer também um acréscimo nutricional que cria melhor ambiente para a semente se desenvolver quando for implantada. Também há uma preocupação maior com o vigor, que a empresa procura trabalhar com uma porcentagem acima das exigências de mercado, ou seja, acima de 80%.
Para Cominetti, o ano de 2017 será um ano no qual os produtores, após boas safras, vão estar capitalizados e não devem deixar de investir na produção. Algumas tecnologias novas vão possibilitar a empresa a melhorar o seu índice de qualidade, na intenção de contribuir cada vez mais para um maior rendimento.