Retorno das chuvas recupera lavouras de soja e anima produtores do Piauí

Publicado em 30/01/2017 15:21
Grande parte das lavouras está em fase de enchimento de grãos e precisa de chuvas nos meses de fevereiro e março. Primeiras colhidas registram produtividade próxima de 50 scs/ha. Para essa temporada, poucos negócios foram realizados antecipadamente. Agricultores também investiram no milho na safra de verão.
Confira a entrevista de Altair Fianco - Presidente da Aprosoja PI

Na região de Nova Santa Rosa (PI), durante a Rota Tecnológica da Aminoagro, a jornalista Fernanda Custódio, do Notícias Agrícolas, entrevistou o presidente da Aprosoja-PI, Altair Fianco.

Fianco destacou o estado das lavouras de soja no estado, que apresentam uma recuperação "fantástica" em relação ao ano passado e que, se as chuvas se prolongarem ao longo dos meses de fevereiro e março, a safra deverá apresentar excelentes resultados.

Como alguns produtores também não colheram no último ano, os insumos ficaram na propriedade. Com isso, os custos diminuiram e a soja, mesmo com adubação menor tem uma perspectiva de produção grande.

Alguns produtores já colheram e começaram o plantio do milho safrinha. As primeiras produtividades registradas ainda não estão nos níveis esperados, mas a expectativa é de que a safra supere as 50 sacas por hectare.

A sanidade também é outro fator que chama a atenção. Este ano, de acordo com Fianco, "praticamente não tem praga na lavoura", o que tem sido uma surpresa para todos os agricultores.

Para o milho, os preços não devem chegar a grandes patamares, mas por conta das granjas do Nordeste, que se abastecem no estado, o preço deve chegar a R$35, com produtores cautelosos em realizar contratos futuros. Para a soja, o preço deverá chegar a R$70.

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo