Com chuvas irregulares, produtores não conseguiram finalizar plantio da soja e terão que replantar algumas áreas em Canarana (MT)

Publicado em 17/11/2015 09:58
Com chuvas irregulares, plantio segue atrasado e alcança 50% da área estimada em Canarana (MT). Cerca de 10% do que foi cultivado terá que ser replantado devido ao clima. Situação pode comprometer a produtividade das lavouras do grão. Cenário também é preocupante no milho, já que a janela ideal de plantio foi comprometida e em torno de 65% da safra foi negociada antecipadamente.

As chuvas irregulares no Centro-Oeste do país estão impedindo a evolução do plantio de soja da safra 2015/16 no Mato Grosso. Na região de Canarana os produtores já relatam a necessidade de replantio de algumas áreas.

De acordo com o último levantamento do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), a semeadura da soja avançou 22,7 pontos percentuais nesta última semana e atingiram 7,704 milhões de hectares, que correspondem a 83,7% da área estimada em 9,203 milhões de hectares.

Em Canarana, o presidente do sindicato rural, Arlindo Cancian afirma que as chuvas estão sendo bastante localizadas, com isso na região leste apenas 50% da área foi semeada, um atraso de aproximadamente 30% em relação à safra passada.

Além disso, cerca de 10% do que foi cultivado terá que ser replantado devido ao clima irregular. "Os produtores terão que fazer acordos com as revendas para tentar refazer esse plantio, o problema será o adubo e as sementes que estão vindo de má qualidade", destaca Cancian ressaltando que os agricultores terão custo ainda maiores nestes casos.

Segundo ele, a expectativa é que a semeadura ocorra até o inicio de dezembro, podendo comprometer também algumas áreas que pretendem ser cultivadas como milho safrinha. "Tudo isso terá conseqüência maior no plantio do milho, talvez tenhamos uma área reduzida daquela expectativa inicial", acrescenta o presidente.

O atraso por conta do clima irregular deve impactar também na produtividade das lavouras de soja e do milho segunda safra no Mato Grosso, e deixam os produtores em alerta por conta do grande volume de comercialização antecipada. Segundo levantamento do Imea até o início de outubro 47,9% da nova safra de soja havia sido negociada, e de acordo com o presidente cerca de 60% do milho safrinha foi fixado antecipadamente.

Ainda assim, o focado neste momento está no plantio, e os negócios com a soja na região estão praticamente parados.

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios
Exportação de farelo de soja do Brasil caminha para recorde em julho
Soja volta a intensificar altas em Chicago nesta 3ª feira, com sinais de alerta para o clima no Corn Belt
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em julho
Soja segue operando em alta, mas movimento nesta 3ª feira na Bolsa de Chicago é mais contido