Vice-presidente eleito da Aprosoja-MT fala sobre os desafios para a próxima gestão e relata situação da safra na região de Sorriso/MT

Publicado em 11/11/2015 11:30
Vice-presidente eleito da Aprosoja-MT fala sobre os desafios para a próxima gestão e relata situação da safra na região de Sorriso/MT

Na última segunda-feira (09), a Aprosoja Mato Grosso realizou as eleições para escolher a nova diretoria do biênio 2016/17. O resultado, que saiu no mesmo dia, elegeu com 60% dos votos a chapa "Aprosoja Forte" encabeçada pelo produtor rural de Nova Xavantina, Endrigo Dalcin, e o vice-presidente, Élsio Pozzobon.

Segundo o vice-presidente eleito, os desafios logísticos no Estado serão uma das principais prioridades da nova gestão, além de promover a vertilização da produção e incentivar a pesquisa voltada a defesa sanitária.

"Nós não queremos só rodovias, pois temos outras alternativas - inclusive para um transporte mais barato - via fluvial e ferroviário. Temos então que fazer gestão junto aos governos para que o estado seja contemplado com esses investimentos", destaca Pozzobon.

Nesta safra, por exemplo, os produtores estão enfrentando elevados custos de produção - devido à recente valorização do dólar - e intempéries climáticas influenciadas por uns dos El Niño mais fortes nos últimos anos. Com isso, além de precisar garantir uma boa produção e os melhores níveis de preços, os agricultores ainda são onerados com os altos custos logísticos do Centro-Oeste.

Segundo Pozzobon, a falta de chuvas em algumas regiões já exige o replantio das lavouras, elevando ainda mais os custos da safra 2015/16. O estado que é o maior produtor de soja do Brasil, pretende cultivar nesta temporada 9,1 milhões de hectares com uma média de rendimento de 3.200/kg por hectare, sendo 615 mil hectares somente na região de Sorriso (MT).

Tags:

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios
Exportação de farelo de soja do Brasil caminha para recorde em julho
Soja volta a intensificar altas em Chicago nesta 3ª feira, com sinais de alerta para o clima no Corn Belt
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em julho
Soja segue operando em alta, mas movimento nesta 3ª feira na Bolsa de Chicago é mais contido