Em Jataí (GO), produtores esperam chuvas para iniciar o plantio da soja e resistência da buva preocupa
O vazio sanitário da soja terminou no dia 30 de setembro em Jataí (GO), mas os produtores rurais ainda aguardam chuvas para iniciar o plantio do grão. As precipitações continuam bastante irregulares, o que gera incerteza aos agricultores. Isso porque, nas duas últimas safras, a produção agrícola da localidade registrou perdas devido às intempéries climáticas.
Além disso, o presidente do Sindicato Rural do município, Ricardo Peres, ressalta que a buva tem sido uma grande preocupação dos produtores. “A buva aumentou drasticamente na região, pois criou resistência. Essa é uma apreensão não só dos agricultores, mas também dos pesquisadores”, ressalta.
Para essa safra, a perspectiva é que sejam cultivados ao redor de 290 mil hectares com a oleaginosa. Por outro lado, os custos de produção subiram até 30%, uma vez que com o atraso na liberação dos recursos de pré-custeio alguns produtores adquiriram o crédito em dólar.
“Diante desse cenário, os produtores estão reduzindo a adubação, na tentativa de equilibrar as contas. Temos reserva no solo, mas se o agricultor começar a tirar a gordura, a tendência é que o rendimento caia, consequentemente, poderemos ter uma menor rentabilidade”, afirma o presidente.
Enquanto isso, os preços da saca do cereal giram em torno de R$ 71,00 a R$ 72,00. Atualmente, cerca de 50% da produção já foi comercializada. Contudo, o presidente ainda sinaliza que os agricultores estão cautelosos na negociação, “pois é uma no de muita incerteza e muita cautela”, diz.