Em Laguna Carapã (MS), plantio da soja chega a 30%, mas chuvas interrompem os trabalhos nos campos

Publicado em 30/09/2015 11:04
Em Laguna Carapã (MS), plantio da soja chega a 30%, mas chuvas interrompem os trabalhos nos campos. Ainda assim, precipitações não preocupam os produtores e deve ajudar o desenvolvimento das plantas. Custos de produção estão mais altos nesta safra e preços da saca da soja giram em torno de R$ 68,60 na região.

Mesmo sendo interrompido por conta das chuvas nos últimos dias, o plantio de soja no município de Laguna Carapã (MS) já atingiu 30% da área.  A perspectiva é de retorno dos trabalhos de campo somente na próxima semana, pois há previsão de chuvas até o próximo final de semana. No entanto, essa paralisação não preocupa os produtores e deve ajudar o desenvolvimento das plantas.

Nesta temporada os agricultores contaram com custos de produção mais altos devido à forte valorização do câmbio. "Por outro lado, o dólar também elevou o preço da soja", que na região trabalha em torno de R$ 68,60 a saca no mercado físico, afirma o presidente do sindicato rural, Liseu Bortoloci.

Para ele, mesmo com esses bons níveis de preços os produtores estão cautelosos nesta safra por causa das incertezas políticas do país, que podem agravar a crise econômica e elevar ainda mais a cotação do dólar, ou trazer tranquilidade ao mercado e fazer a moeda norte-americana voltar a desvalorizar.

Ainda assim, outro fator deve impactar nos custos de produção é a alta no preço da diesel e gasolina anunciado pela Petrobras nesta quarta-feira (30). Motivado pela alta do dólar o novo reajuste prevê um aumento de 4% no diesel e 6% na gasolina, que deve ser aplicado ao consumidor ainda nesta semana.

"Com esse cenário, uma recomendação hoje é difícil de falar, a única coisa que os produtores devem fazer é ficar atentos às informações", ressalta o presidente.

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja volta a intensificar altas em Chicago nesta 3ª feira, com sinais de alerta para o clima no Corn Belt
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em julho
Soja segue operando em alta, mas movimento nesta 3ª feira na Bolsa de Chicago é mais contido
Política americana, demanda forte e derivados dão tom positivo à Chicago com soja subindo 30 pontos nesse início de semana
Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja