Com custos mais altos em até 35%, produtores de Ponta Grossa (PR) se preparam para a próxima temporada de soja
Na região de Ponta Grossa (PR) boa parte dos produtores já adquiriram os insumos para a próxima temporada de soja. A preocupação neste momento é planejar a safra para garantir remuneração, já que os custos de produção estão mais elevados.
Segundo o presidente do sindicato rural, Gustavo Ribas, os produtores têm aproveitado a alta do dólar para realizar vendas futuras e fixar os custos. Com preços para entrega em abril/2016 em torno dos R$ 75,00/sc "a previsão é de queda na receita dos produtores", afirma.
O aumento dos custos nesta safra chega a 30% na região, e a preocupação é quanto realizar as compras com um dólar alto, e no momento da venda o avanço do câmbio seja menor.
Com esse cenário, a safra 2015/16 deve ser de muita cautela. Além das preocupações comerciais, os produtores também precisam ficar atentos às questões climáticas, haja vista que a previsão é de que o El Niño pode trazer um grande volume de chuvas para a região Sul.
Milho
A expansão da área de soja no Paraná deve ser de 2%, estima Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). Com isso o milho verão deve registrar uma retração no plantio de 19,1%.
Essa redução se dá basicamente para inviabilidade da produção do milho. Segundo Ribas, os produtores que ainda optam pelo grão "é pela necessidade de rotação de cultura", afirma.