VII CBSoja: Fungicidas protetores são alternativa para a resistência do fungo causador da ferrugem e viram destaque no evento
Na reunião do Consórcio Antiferrugem, realizado na segunda-feira (22), diversos pesquisadores divulgam seus trabalhos relacionados ao manejo de fungicidas para o controle da ferrugem asiática da soja, e neste evento "ficou evidente a queda da eficiência dos produtos com triazois e estrobilurinas que são usadas atualmente para o controle da doença", explicou Leonardo Magalhães Antonello, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da UPL.
Segundo Magalhães, foram divulgados dados que apontam maior eficiência no combate a doença quando os produtos são aplicados em associação com os fungicidas protetores, como Unizeb Gold. "Em associação com os triazois e estrobilurinas ele foi o melhor produto, e quando utilizado isoladamente também apresentou o melhor desempenho", afirma o coordenador.
Foram realizados mais de 28 testes em todo o Brasil, que atentaram um menor índice de resistência dos produtos quando são utilizados em conjunto com os fungicidas Multissítio. Destacando a importância da resistência nas lavouras de soja, foi realizado no VII Congresso Brasileiro de Soja, palestras sobre o manejo da resistência e seu impacto no sistema produtivo de soja, e o monitoramento da sensibilidade de fungos da soja a fungicidas.
"Tivemos uma palestra do Dr.Andreas Mehl, pesquisador a nível mundial do Instituto de Fungicidas da Bayer, que falou sobre a questão do manejo de resistência. Questionado no final sobre a utilização dos fungicidas protetores ele defendeu o uso dos produtos juntamente com todos os outros produtos de manejo de doenças", declara Magalhães.
O fungicida multissitio da UPL, Unizeb Gold, pode ser utilizado nas culturas de soja, milho e algodão.