Safra 2015/16: Em Minas Gerais, destaques de alta nos custos de produção da soja estão na mão-de-obra, energia elétrica e combustíveis

Publicado em 08/05/2015 09:56
Safra 2015/16: Em Minas Gerais, destaques de alta nos custos de produção da nova safra de soja estão na mão-de-obra, energia elétrica e combustíveis. Além disso, preocupam ainda a elevação das novas taxas de juros e o menor volume de recursos para o crédito rural, além do dólar valorizado. Consequências podem vir em forma de menos investimento por parte dos produtores mineiros.

Os custos de produção para a próxima temporada em Minas Gerais também sofrerá aumento assim como em outros estados produtores. Os insumos, que foram pressionados pelo dólar no início deste, representaram a maior parcela deste aumento.

Outros fatores que têm pesado no bolso dos produtores foram os aumentos na energia elétrica e no óleo diesel, além da elevação no custo com a mão de obra, explica Aline Veloso, coordenadora da assessora técnica da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais).

A indefinição sobre as condições do novo plano safra, e a dificuldade de acesso ao crédito pré-custeio também tem prejudicado o planejamento dos produtores para a safra 2015/16. "A justificativa o ano passado era de que a Selic tinha subido, por isso a taxa de juros do crédito rural também subiu. Então a expectativa para esse ano é de um crédito mais caro , e há também a incerteza sobre o volume de crédito que será liberado", declara Veloso.

Diante dessas incertezas, o setor já registra diminuição no volume de vendas desses produtos, especialmente os fertilizantes que tiveram o maior aumento no primeiro trimestre do ano. "Os investimentos podem ser diminuídos, principalmente em máquinas e equipamento", completa Veloso.

Para ela, o momento é do produtor se planejar, buscar atrelar sua produção a uma comercialização antecipada quando necessário, e encontrar formas de reduzir os custos na sua propriedade.

Tags:

Por: Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined