Presidência da Funai: Quem tem medo do delegado Xavier só pode ser bandido, diz Procurador Rodinei
Podcast
Questões Indígenas - Entrevista com Rodinei Candeia - Procurador do Estado do Rio Grande do Sul
O Notícias Agrícolas continua acompanhando as recentes mudanças das políticas índígenas e o quanto isso pode afetar o agronegócio. Para falar sobre o assunto, o jornalista João Batista Olivi conversou com Rodinei Candeia, procurador do Estado do Rio Grande do Sul, que indicou o nome do delegado federal Marcelo Xavier para a presidência da Funai.
Veja também: Questão indígena: "Ministro Barroso faz confusão com demarcações de terras por ideologia", diz FPA
Candeia explicou que quando foi convidado pra assessorar a CPI da Funai e do Incra, exigiu como condições: uma equipe técnica sem vínculos políticos, que fosse independente e que contasse com a participação de um delegado da Polícia Federal, no caso o próprio Marcelo Xavier. "Alguns meios de comunicação chegaram a sugerir que o delegado seria ligado à bancada ruralista. Isso é uma irresponsabilidade, de quem não sabe respeitar o trabalho de uma pessoa qualificada para a função que exerce", critica.
Saiba mais: O que há por trás da questão indígena: criar 600 reservas? Travar metade do território nacional? Ou manter dinheiro nas ONG's?
Se o delegado for nomeado como presidente, terá que lhe dar com assuntos delicados, como é o caso das demarcações, já que existem 600 novos pedidos de áreas indígenas no âmbito da Funai, que tomariam de 20 a 30 milhões de hectares no país.
Leia: Juiz decide por reintegração de posse a índios Bororos em Jarudore, distrito de Poxoréu-MT
>> Indígenas invadem propriedade e atacam policiais com flechas e coquetel molotov
Em 2017, Rodinei Candeia publicou o vídeo abaixo: