O que há por trás da questão indígena: criar 600 reservas? Travar metade do território nacional? Ou manter dinheiro nas ONG's?
Podcast
Entrevista com Rodinei Candeia - Procurador do Estado do Rio Grande do Sul sobre o Questões Indígenas
O Notícias Agrícolas conversou com Rodinei Candeia, procurador do Estado do Rio Grande do Sul, a respeito da questão indígena, após o presidente Jair Bolsonaro decidir que as novas demarcações não sejam feitas pela Funai e, sim, pela Secretaria de Assuntos Fundiários, que é operacionada pelo Incra.
Candeia participou da equipe de transição do governo Bolsonaro, colaborando em questões referentes a órgãos ligados ao setor, inclusive o próprio Incra.
João Batista Olivi, que comanda a entrevista, ressalta que existem 600 novos pedidos de áreas indígenas no âmbito da Funai, que tomariam de 20 a 30 milhões de hectares no país.
Acompanhe a entrevista completa no vídeo acima
Leia mais: Nova medida provisória põe demarcação de terra indígena na Agricultura
Quatro partidos vão ao STF contra manutenção de demarcação indígena na Agricultura (em O Antagonista)
A manutenção da demarcação de terras na Agricultura, reeditada em nova medida provisória de Jair Bolsonaro, mobilizou Rede, PT, PDT e PPS.
Os quatro partidos recorreram ao STF, alegando que o Congresso determinou a volta da atribuição para o Ministério da Justiça na votação da reforma administrativa.
Por isso, alegam que o presidente não poderia vetar o trecho e editar nova MP com o mesmo objetivo.
Ruralistas trabalham para aprovar medida que deixa demarcação indígena com a Agricultura (Folha/coluna Painel)
Tu o dizes -- Um representante do grupo lembra que a Frente Parlamentar da Agropecuária tem 243 deputados e exalta a frase do presidente: “Quem manda sou eu”.
Cabo de guerra -- A oposição pressiona o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a devolver a polêmica medida provisória, mas há articulação dos dois lados –a ministra Tereza Cristina esteve com ele na quarta (19).