Área delimitada como indígena pode tirar 18 mil hectares produtivos no Oeste do Paraná e gerar prejuízo de R$ 160 milhões
Podcast
Entrevista com Silvanir Rosset sobre MPF informa sobre demarcação de terras indígenas
A Funai publicou em Diário Oficial na última segunda-feira (15) um estudo antropológico confirmando a delimitação de uma área nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, no Paraná, que devem ser destinados para terras indígenas.
O presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset, conversou com o Notícias Agrícolas e destacou que os produtores da região estão "trabalhando intensamente para reverter esse estudo" que, segundo ele, gera uma situação tensa nestes locais.
De acordo com Rosset, são, ao todo, mais de 24 mil hectares a serem demarcados. Isso representaria 1 milhão e 200 mil sacas de soja que deixariam de ser produzidas, bem como mais de 2 milhões de sacas de milho na safrinha. Nos cálculos do presidente, isso geraria um prejuízo de R$160 milhões.
Neste momento, ele pede para que a população local acalme os ânimos, já que qualquer ato de violência seria prejudicial para a resolução da questão. Os produtores de Guaíra e Terra Roxa têm 90 dias para realizar a defesa.